Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao voto de solidariedade à socorrista Laura Cristina Cardoso, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em razão de ter sido vítima de racismo no momento do atendimento a uma pessoa idosa com sequelas de AVC. Comentário sobre pesquisa do Instituto Locomotiva que apontou que uma em cada três pessoas negras sofreu racismo ao utilizar os meios de transporte no dia a dia.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Direitos Humanos e Minorias, Homenagem:
  • Apoio ao voto de solidariedade à socorrista Laura Cristina Cardoso, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em razão de ter sido vítima de racismo no momento do atendimento a uma pessoa idosa com sequelas de AVC. Comentário sobre pesquisa do Instituto Locomotiva que apontou que uma em cada três pessoas negras sofreu racismo ao utilizar os meios de transporte no dia a dia.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2022 - Página 46
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, ATA, VOTO DE SOLIDARIEDADE, MULHER, PROFISSÃO, ENFERMEIRO, SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA (SAMU), VITIMA, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, PERIODO, TRABALHO, REALIZAÇÃO, ATENDIMENTO.
  • COMENTARIO, INSTITUTO, PESQUISA, DIVULGAÇÃO, RESULTADO, TRABALHADOR, NEGRO, VITIMA, RACISMO, TRANSPORTE, ONIBUS.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem. Por videoconferência.) – Presidente, é só para complementar esse voto de solidariedade. V. Exa. já me deu a palavra, já falei durante 5 minutos – mais do que 3. Eu só complemento dizendo que é uma forma educativa também esse voto de solidariedade.

    Lembro aqui que uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada ontem, data em que se celebrou o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, apontou que uma em cada três pessoas negras sofreu racismo ao utilizar os meios de transporte no dia a dia – concluindo –, mas há outros atos de preconceito por causa da cor da pele no transporte. Entre os trabalhadores negros que atuam no setor, 65% dos entrevistados enfrentaram algum tipo de racismo durante o expediente.

    Por isso, pedimos esse voto de pesar, Presidente, contra o racismo neste país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2022 - Página 46