Pela ordem durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Considerações acerca da disposição da Liderança do Governo de realizar acordo para apreciação de vetos na presente sessão.

Autor
Eduardo Gomes (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Considerações acerca da disposição da Liderança do Governo de realizar acordo para apreciação de vetos na presente sessão.
Publicação
Publicação no DCN de 24/03/2022 - Página 33
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • COMENTARIO, LIDERANÇA, GOVERNO, REALIZAÇÃO, ACORDO, VOTAÇÃO, VETO (VET), SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL.

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco/MDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu queria só, primeiro, atender e acolher a decisão de V. Exa. seja ela qual for, e eu sei que é no sentido de causar aí o efeito correto da democracia, mas entenda, Sr. Presidente, que, até pela natureza da votação, não há intenção do Governo de mandar na pauta.

    Também há uma solicitação a V. Exa. de uma questão aritmética.

    É evidente que há, por parte do Governo, um volume muito maior, porque há um volume muito maior de vetos. E esses vetos, Sr. Presidente, foram discutidos agora há pouco aqui, perdem o sentido. Por exemplo, havia solicitação de duas ou três matérias importantes e quase unânimes, e a gente tentou fazer aqui o acordo para a manutenção. Então, há uma boa vontade no acordo, Sr. Presidente, e pode ser que não seja cinco para lá e cinco para cá, e com o mesmo efeito. Então, até pela proporção de votos e de vetos, dependendo da força do veto, eu sei que a oposição ficaria satisfeita aí com dois vetos. E o contrário já aconteceu também, Presidente.

    Então, queria só chamar a atenção para a questão numérica, porque ela pode prejudicar o acordo. E a gente perde o sentido naquilo que quer manter, dependendo do destaque; prejudica toda a votação.

    O SR. PRESIDENTE (Marcelo Ramos. PSD - AM) – Eu vou...

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco/MDB - TO) – E o Governo abriu mão...

    O SR. PRESIDENTE (Marcelo Ramos. PSD - AM) – Dito isso, Sr. Presidente... Dito isso, Líder, eu vou tomar a decisão da Mesa, o.k.?

    O SR. EDUARDO GOMES (Bloco/MDB - TO) – Pois não.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 24/03/2022 - Página 33