Discurso durante a 28ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Bicentenário de Fritz Müller, celebrado em 2022.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Bicentenário de Fritz Müller, celebrado em 2022.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2022 - Página 14
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, BICENTENARIO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, MEDICO, PROFESSOR, HABITANTE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), APOIO, TEORIA, EVOLUÇÃO, ORIGEM, ESPECIE, CHARLES DARWIN.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE. Para discursar.) – Olha, muitíssimo obrigado, Sr. Presidente desta sessão, meu amigo, meu irmão, Senador Esperidião Amin, requerente desta sessão; nossa irmã, também querida Deputada Federal Angela Amin – é uma honra tê-la aqui no Senado –; Deputado Federal Hélio Costa, também seja muito bem-vindo à nossa Casa revisora da República; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sra. Fernanda Sobral – inclusive, o Ceará está representado duplamente porque o sobrenome da nossa querida Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é o de uma cidade importante que fica na região norte do Ceará que é Sobral.

    Mas, Senador Esperidião Amin, eu tenho que manifestar aqui um sentimento de gratidão por ter a oportunidade de aprender um pouco – e isso eu devo ao senhor – sobre a vida. A gente fica encantado. Estava, agora há pouco, conversando com o Amaro ali sobre essa trajetória brilhante desse alemão que adotou o coração no Estado de Santa Catarina para a alegria do Brasil, para grande felicidade nossa, e hoje tem tataranetos lá em Santa Catarina, tem uma história bonita...

    Eu não tinha, confesso para o senhor, o conhecimento da amplitude – claro que sempre ouvi falar em Fritz Müller, a gente já ouviu outras vezes –, mas a trajetória desse naturalista, as correspondências trocadas com Charles Darwin, a contribuição mútua para o progresso da ciência da nossa evolução eu acho algo fenomenal. Então, é muito meritória e justa essa homenagem ao bicentenário...

    E olha a coincidência – eu gosto sempre de observar os sinais: nós estamos no Bicentenário da Independência do Brasil neste ano. Então, estamos celebrando o bicentenário de um ilustre alemão que adotou o Brasil, que deixou sementes importantes na nossa nação. A gente tem realmente que relembrar, temos que celebrar, e eu fico muito feliz em estar participando desta sessão solene especial, que foi desenvolvida com tanto carinho por V. Exa., Senador Esperidião Amin.

    Durante esta semana, no início dela, o senhor já conversava com os colegas, falando desta sessão com muito entusiasmo, e isso toca o coração, a alma de todos nós. Muito obrigado.

    Eu quero aqui continuar aprendendo mais sobre esse grande ser humano Fritz Müller, cujo nascimento está fazendo 200 anos.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2022 - Página 14