Pronunciamento de Izalci Lucas em 08/04/2022
Presidência durante a 32ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
- Autor
- Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Pessoas com Deficiência,
Saúde:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2022 - Página 25
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DIA INTERNACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, AUTISMO, PESSOA COM DEFICIENCIA.
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, EXECUÇÃO, GOVERNANTE, POLITICA PUBLICA, LEGISLAÇÃO, ASSISTENCIA MEDICA, ASSISTENCIA SOCIAL, ELOGIO, INCLUSÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), CENSO DEMOGRAFICO, PESSOAS, AUTISMO.
O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) – Obrigado, Ângela Maria.
Quero dizer da minha alegria em cumprimentar mais uma vez a luta de Fernando Cotta, já há anos – isso foi 2004, quando eu o conheci –, que já vai para 17, 18 anos quase. E sei da luta de vocês todos.
Realmente, a gente precisa ampliar a nossa legislação, mas o principal é executá-la, porque cabe a nós também fiscalizar a execução dessas políticas públicas. Agora, num país onde não se tem sequer a quantidade e aonde estão, fica mais difícil de você, de fato, fazer política pública.
Então, espero que agora, no IBGE, com essa inclusão dos autistas no Censo, a gente possa, pelo menos, construir políticas públicas e exigir realmente que os executivos, os governantes cumpram as leis que já existem, o que é muito importante. Acho que a Ângela foi muito feliz aí na colocação de o nosso Judiciário muitas vezes ser moroso. Na maioria das vezes, quando há a conclusão, está já fora do tempo. Então, arquiva-se o processo exatamente porque demorou demais.
É importante, nos Governos, que haja a sensibilidade de se colocar no lugar do outro. Acho que grande parte dos nossos governantes não conhece o mundo real.
Eu fico imaginando e fico muito feliz de conhecer onde a gente podia morar nessa propaganda que a gente vê todos os dias na televisão, e acho que acontece em vários estados. A gente pensa: onde está essa cidade? Talvez na imaginação apenas. O mundo real é muito diferente.
Quero parabenizar a luta de cada um de vocês. É uma luta que precisa ser ampliada.
Como disse a nossa representante de São Paulo, a Adriana, que não tem nenhum parentesco, não tem nenhum parente que tenha a questão do autismo e, mesmo assim, é defensora da causa, como eu também.
Então, eu quero aqui, mais uma vez, colocar o Senado, o nosso gabinete à disposição. Vamos cobrar isso, essa política pública de Estado. É o que falta neste país: políticas públicas de Estado. Aqui, cada Governo que entra acaba com tudo e começa tudo novamente. Não há uma sequência, não há uma melhoria daquilo que se iniciou, sempre muda.
Foi dito muitas vezes que esta causa não é partidária, não tem partido. O importante é que todos estejamos juntos, para que possamos melhorar a vida, a dignidade das pessoas.
Então, agradeço. É um privilégio, para mim, participar de uma sessão como esta. Como foi dito, não é uma sessão de comemoração. É uma sessão, de fato, para que as pessoas saibam o que está acontecendo e para que a gente possa reforçar o movimento de cobrança, primeiro, da execução das leis que já existem, que são muitas, e ampliação.
Eu vejo, na educação, o absurdo da falta de monitores, de pessoas que possam acompanhar. Há salas de aula com 45 alunos e um professor! É inadmissível! É muita falta de sensibilidade das pessoas que são responsáveis por isso.
Parabéns a todos. Mais uma vez, foi uma sessão de bastante reflexão.
Eu espero que todas as autoridades que estão nos assistindo, pela TV Senado, pela Rádio Senado e por outras, possam ficar um pouco mais atentos à situação do autismo no Brasil.
Cumprimento todos.
Cumprida a finalidade desta sessão especial remota do Senado Federal, eu agradeço a todos que nos honraram com a sua participação e declaro, então, encerrada esta sessão.
Obrigado a todos.