Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação do balanço do Orçamento, referente ao ano de 2021, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc.

Críticas ao Governo Federal em relação à destinação orçamentária para políticas públicas de saúde, de educação e de habitação, bem como para a Receita Federal.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Orçamento Anual:
  • Apresentação do balanço do Orçamento, referente ao ano de 2021, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc.
Administração Pública Direta, Educação, Governo Federal, Habitação, Orçamento Anual, Saúde, Tributos:
  • Críticas ao Governo Federal em relação à destinação orçamentária para políticas públicas de saúde, de educação e de habitação, bem como para a Receita Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2022 - Página 19
Assuntos
Orçamento Público > Orçamento Anual
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Direta
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Habitação
Política Social > Saúde
Economia e Desenvolvimento > Tributos
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, BALANÇO, ORÇAMENTO, REALIZAÇÃO, INSTITUTO, ESTUDO, NATUREZA SOCIAL, ECONOMIA.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DESTINAÇÃO, ORÇAMENTO, POLITICA PUBLICA, SAUDE PUBLICA, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, SAUDE, SERVIÇO PUBLICO, RECEITA FEDERAL.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, eu queria que os colegas dessem uma atenção ao balanço do Orçamento, referente ao ano de 2021, feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos.

    O que a gente vê é o seguinte: apesar de o Governo dizer que defende a família, esse estudo do Inesc mostra o desmonte das políticas públicas de saúde, de educação e de habitação para essas famílias.

    O levantamento do Inesc mostra que nenhum real foi gasto com habitação social entre 2020 e 2021. Mostra que o orçamento da educação infantil está quatro vezes menor neste Governo.

    Quando você não investe em escolas públicas para crianças menores, que futuro este Brasil vai ter para nossas crianças?

    E outro dado que choca, gente, no pior ano da pandemia, que foi 2021, o orçamento para enfrentar a covid caiu em 79%. Quer dizer, é o mesmo Governo que deixa de financiar a saúde do seu povo, não é à toa que a gente chegou a 660 mil mortos por covid.

    E o desmonte, gente, está acontecendo também no serviço público. Eu queria chamar a atenção aqui para um órgão que é importante para a arrecadação de recursos para a saúde, para a educação, para a segurança pública, que é a Receita Federal. É importante que o povo brasileiro saiba sobre o sucateamento da Receita Federal que estamos vendo, com cortes pelo menos da metade do orçamento para fiscalização, gente. Fiscalização!

    O que é que isso leva? Significa menos combate à sonegação de impostos e, consequentemente, ainda menos recursos para financiar a educação, a saúde, a segurança pública e outras políticas públicas como a proteção do meio ambiente, que são tão essenciais.

    Esse descaso com a Receita Federal só beneficia, gente, sonegadores de impostos e o crime organizado, porque a Receita também atua na repressão ao tráfico de drogas e de armas, então, é preciso defender investimentos públicos e também valorizar o serviço prestado. A população precisa de investimentos nesses órgãos primários, essenciais para a sua população.

    Esse estudo do Inesc, eu sei que a gente já está vendo isso na prática, quase zerados os investimentos na assistência social, na ciência e tecnologia, nas universidades federais e nos institutos federais, mas quando a gente vê os dados mostrados, mastigados, como a gente diz, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, mostrando como o Governo sucateou e deixou de investir em coisas essenciais para essa população... Veja o orçamento para a habitação, não construiu nenhuma moradia para a área de habitação social.

    Então, é um desmonte, esse orçamento é um desmonte de todos os serviços públicos para a sociedade. Eu dei o exemplo aqui da Receita Federal porque um Governo que tira o orçamento de 50% de investimentos naquele órgão, que é quem vai arrecadar recursos justamente para a saúde e a educação, fica difícil a gente entender onde nós vamos chegar e onde já estamos.

    Eu quero aqui parabenizar o meu colega, o Senador Confúcio, quando mostrou essa questão da educação, do pouco investimento e muito discurso e, na hora, considera a educação como despesa e não investimento.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2022 - Página 19