Pela ordem durante a 34ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento da Sra. Almerita de Abreu, sogra de S. Exa.

Manifestação de pesar pelo falecimento do Sr. Francisco Sachetti, irmão do Deputado Federal Adilton Sachetti.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento da Sra. Almerita de Abreu, sogra de S. Exa.
Homenagem:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do Sr. Francisco Sachetti, irmão do Deputado Federal Adilton Sachetti.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2022 - Página 57
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, MULHER, NASCIMENTO, MONTE ALEGRE DE MINAS (MG), MÃE, ESPOSA, ORADOR.
  • MANIFESTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, IRMÃO, DEPUTADO FEDERAL.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, com muito sentimento, eu preciso e devo registrar aqui a tristeza de toda a nossa família pelo falecimento da minha sogra, D. Almerita de Abreu, que era uma conterrânea sua, mineira, ali de Monte Alegre de Minas, bem próximo à nossa cidade tão importante ali...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Próximo a Uberlândia.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Próximo a Uberlândia. Ela, que era professora, passou a sua vida toda como professora, depois mudou-se para Rondonópolis, e sempre uma mulher muito enérgica, muito trabalhadora, que, infelizmente, aos 86 anos, acabou tendo uma queda e não resistiu à cirurgia.

    Eu quero aqui, inclusive, agradecer a presença do Senador Fabinho, que lá esteve conosco neste momento de conforto a toda a minha família. Eu falo em nome da minha esposa Mariene de Abreu Fagundes, também dos meus filhos, João Antônio Fagundes e Diógenes Fagundes, com as suas esposas, e dos meus dois netinhos também.

    Eu tenho certeza de que a Mariene está confortada, principalmente porque ela sempre se dedicou muito aos cuidados do seu pai, que já faleceu também, e da sua mãe, praticamente indo todo dia, no cuidado de uma filha exemplar, e isso, com certeza, a conforta, porque ela cumpriu o seu papel de ser filha. E a D. Almerita também, pela sua bondade, pela sua franqueza, também cumpriu o papel aqui na Terra. Então, eu aqui não só registro, mas, com certeza, transmito à minha família esse sentimento de todos nós, meus irmãos, enfim, todos.

    E também, Sr. Presidente, tenho que registrar aqui o falecimento o irmão do Deputado Adilton Sachetti, um empresário da região, Francisco Sachetti, mais conhecido como Chicão. Ele foi acometido de um câncer...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ..., câncer de pâncreas, e acabou sofrendo muito por quase dois anos.

    O Deputado Adilton é uma liderança muito grande, com toda a sua família, e o Chicão era aquele bom coração, uma pessoa extremamente alegre, companheiro nas campanhas políticas... Por isso, eu tenho que registrar aqui e quero registrar trazendo meus pesares a toda a família Sachetti, uma família extremamente importante no desenvolvimento da nossa agropecuária. Aliás, foi Adilton Sachetti que trouxe a ideia de desenvolver a cultura do algodão no meu estado, e, com o desafio que foi feito à época ao Governador Dante de Oliveira para criar o Programa do Algodão, em apenas três anos, o Mato Grosso, que não produzia nada de algodão, passou a ser o maior produtor do Brasil, e hoje Mato Grosso responde por quase 80% da produção nacional de algodão.

    Então, por isso, a família Sachetti também tem um grande pioneirismo, e aqui eu quero registrar também o meu pesar.

    Muito obrigado.

(Soa a campainha.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2022 - Página 57