Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a atuação do Ministro Alexandre de Moraes relacionada à preservação do Supremo Tribunal Federal (STF) e das instituições que fazem parte da democracia brasileira.

Críticas ao Governo Federal em razão da inflação, da política de preços dos combustíveis e do desemprego no País.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Governo Federal:
  • Destaque para a atuação do Ministro Alexandre de Moraes relacionada à preservação do Supremo Tribunal Federal (STF) e das instituições que fazem parte da democracia brasileira.
Economia e Desenvolvimento, Energia, Governo Federal:
  • Críticas ao Governo Federal em razão da inflação, da política de preços dos combustíveis e do desemprego no País.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2022 - Página 44
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Matérias referenciadas
Indexação
  • DESTAQUE, ATUAÇÃO, ALEXANDRE DE MORAES, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), GARANTIA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, DEMOCRACIA.
  • CRITICA, CONVOCAÇÃO, ALEXANDRE DE MORAES, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMPARECIMENTO, CONVITE, PLENARIO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, JUDICIARIO, INQUERITO JUDICIAL, NOTICIA FALSA.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, INFLAÇÃO, DESEMPREGO, PAIS.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Para discursar.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Sras. e Srs. Senadores, primeiro eu quero destacar a importância do Ministro Alexandre de Moraes no trabalho de combate às agressões às instituições que fazem a democracia brasileira. Depois da atuação do Ministro Alexandre de Moraes para assegurar a inviolabilidade do STF e das nossas instituições e depois de algumas prisões de pessoas que ameaçaram, que foram às redes sociais, que se juntaram para fisicamente agredir o símbolo do Poder Judiciário brasileiro, que é a sede do STF, pessoas que usaram redes sociais para ameaçar ministro, para ameaçar aqueles que representam os Poderes republicanos e, portanto, democráticos, a atuação desses grupos diminuiu.

    E é óbvio, Senador Randolfe Rodrigues, que estamos às vésperas de uma eleição. E é óbvio que aqueles que não acreditam na democracia, que aqueles que querem tomar ou manter-se no poder a qualquer custo, a qualquer custo, inclusive pela violência, inclusive pelo uso da força, querem desgastar e marcar o território contra o Ministro Alexandre de Moraes.

    Esta Casa não pode, não deve patrocinar nenhum tipo de ação que reforce a atuação contra a democracia. E o que nós estamos vendo aqui, com esse requerimento, é uma tentativa de intimidação. Não se intimide, Ministro Alexandre de Moraes. Continue a fazer o seu trabalho na defesa das instituições democráticas e da democracia brasileira.

    Nós teremos uma eleição e sabemos que nós estamos diante de um pico inflacionário provocado por uma política suicida de definição do preço dos combustíveis no Brasil, algo a que nós não deveríamos estar submetidos. Então, o povo está comendo menos, tendo menos comida na mesa, desemprego...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Para concluir, Presidente.

    Desemprego. E este Governo não tem alternativa. Portanto, a agressão às instituições para confundir o eleitorado, para enfraquecer o debate democrático, não pode prevalecer neste momento da história do país em que é possível a gente retomar o rumo da construção histórica de um país grande, de um país reconhecido no mundo inteiro, de um país que volta a ser um grande protagonista das relações externas, um grande protagonista internacional.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2022 - Página 44