Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o significado de democracia para a sociedade. Defesa das necessidades básicas do povo como prioridade, a exemplo de emprego, moradia, redução da inflação e redução das taxas de juros dos bancos.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento, Proteção Social, Sistema Financeiro Nacional:
  • Considerações sobre o significado de democracia para a sociedade. Defesa das necessidades básicas do povo como prioridade, a exemplo de emprego, moradia, redução da inflação e redução das taxas de juros dos bancos.
Publicação
Publicação no DSF de 07/04/2022 - Página 46
Assuntos
Economia e Desenvolvimento
Política Social > Proteção Social
Economia e Desenvolvimento > Sistema Financeiro Nacional
Indexação
  • DEFESA, DISCUSSÃO, NECESSIDADE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POVO, REDUÇÃO, INFLAÇÃO, JUROS, BANCOS, CARTÃO DE CREDITO, CHEQUE ESPECIAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, HABITAÇÃO.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, hoje se falou muito aqui sobre democracia, desrespeito aos Poderes ou harmonia entre Poderes.

    Quando se fala em democracia, diz-se: governo do povo para o povo. Mas, quando se fala aqui que o povo clama por chamar Ministro do Supremo aqui para prestar depoimento, quero dizer que o povo não só clama, colegas Senadores, por... O povo não clama por Ministro do Supremo; o povo clama, o povo implora por emprego, o povo implora por um teto para abrigar as suas famílias, o povo implora pela redução da inflação para que o pai de família e a mãe de família possam comprar um botijão de gás e o alimento para alimentar seus filhos.

    Redução de juros, gente, o povo clama. Nos cartões de crédito e nos cheques especiais, os bancos continuam extorquindo as famílias brasileiras com juros de até 400% ao ano. É por isso que o povo implora neste país, um país onde a gente tem... Sabe quem é que está descumprindo aqui a Constituição? É quando não se oferece saúde pública de qualidade, quando se diz lá que saúde é um direito de todos e um dever do Estado; quando não se oferece uma educação pública de qualidade para todos. É por isso que o povo clama nas ruas!

    Cadê os alimentos? Enquanto a gente está falando aqui, há 20 milhões de famílias com fome, gente! E nós estamos aqui discutindo um requerimento e querendo falar de uma democracia em que, por enquanto, a gente não está vendo nada pelo povo.

    Não é só ameaça à democracia. Não é clamar para Ministro do Supremo ser ouvido, gente! Cadê os empregos que foram prometidos? Cadê a segurança pública? Não tem nada disso! É por isso que o povo brasileiro clama deste Senado e do Congresso Nacional.

    Democracia do povo, pelo povo e para o povo. Isso aí! Cadê a educação? Cadê as...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) – Cadê os empregos? Isso é que é para se estar discutindo aqui.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/04/2022 - Página 46