Pela Liderança durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do anúncio pelo Ministro Bento Albuquerque, do Ministério de Minas e Energia, da criação, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), de um grupo que visa à recuperação dos reservatórios hídricos. Expectativa pela renovação da matriz energética brasileira.

Autor
Carlos Viana (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Desenvolvimento Sustentável, Energia, Governo Federal:
  • Registro do anúncio pelo Ministro Bento Albuquerque, do Ministério de Minas e Energia, da criação, pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), de um grupo que visa à recuperação dos reservatórios hídricos. Expectativa pela renovação da matriz energética brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2022 - Página 35
Assuntos
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • REGISTRO, ANUNCIO, MINISTRO DE ESTADO, BETO ALBUQUERQUE, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), CRIAÇÃO, GRUPO, TRABALHO, CONSELHO NACIONAL, POLITICA ENERGETICA, RECUPERAÇÃO, RESERVATORIO, RECURSOS HIDRICOS.
  • EXPECTATIVA, RENOVAÇÃO, MATRIZ ENERGETICA, ENFASE, ENERGIA RENOVAVEL, SISTEMA ELETRICO.

    O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MG. Pela Liderança.) – Permita-me aqui, por favor, trazer uma boa notícia para todos os estados brasileiros que possuem reservatórios para o fornecimento de energia hidrelétrica em nosso país, em especial as nossas Minas Gerais; a Bahia, que tem Sobradinho.

    O Ministro Bento Albuquerque, juntamente com toda a equipe do Ministério de Minas e Energia, anunciou hoje a criação, pelo Conselho Nacional de Política Energética, de um grupo que irá trabalhar a recuperação dos nossos reservatórios hídricos, o que inclui, inclusive, uma luta de V. Exa., que visitei recentemente, com relação ao Lago de Furnas.

    O que nós estamos trazendo agora como notícia e que o Governo está colocando, Sr. Presidente, Srs. Senadores e Senadoras, é um repensar de toda a matriz energética brasileira. Com esse trabalho, todas as fontes de energia renovável também serão ouvidas e avaliadas, para que o país possa preservar os seus reservatórios e gastar cada vez menos água para a manutenção do nosso sistema elétrico, Senador Veneziano Vital do Rêgo.

    É um anúncio muito importante.

    Pela primeira vez, depois de décadas – eu arrisco dizer desde 1950 –, que o país vai criar um grande programa nacional de energia renovável e de redistribuição, para tirarmos a dependência do sistema hídrico brasileiro.

    Considero uma excelente notícia.

    Também aos Srs. Senadores e Senadoras, nós estamos encerrando o período chuvoso e a gestão do sistema elétrico brasileiro se mostrou capaz, competente em atender o país, mesmo com uma crise hídrica, como a que tivemos no ano passado, entre as mais graves, especialmente no sul do Brasil, no Paraná, com relação à Itaipu, o que nos afetou muito em Minas Gerais.

    Então, trago essa notícia, Sr. Presidente, em nome do Ministro Bento Albuquerque: o Conselho Nacional de Política Energética está criando esse grupo de trabalho, que, a partir de agora, irá rediscutir a matriz energética brasileira e propor soluções para que nós possamos preservar os lagos e retirar a nossa dependência das hidrelétricas, depois de tantos anos, de tantas décadas no nosso país.

    É o momento de se pensar o futuro nas energias renováveis. Considero muito bem-vindo o anúncio feito pelo CNPE.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2022 - Página 35