Pela ordem durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Estado do Amazonas e manifestação favorável à manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus ante a publicação de decreto que prevê a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Elogio à entrevista concedida pelo Presidente do Senador Federal, Rodrigo Pacheco, sobre a importância do entendimento entre os Poderes e da defesa da democracia. da Constituição Federal e da liberdade.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desoneração Fiscal { Incentivo Fiscal , Isenção Fiscal , Imunidade Tributária }, Governo Federal, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI):
  • Solidariedade ao Estado do Amazonas e manifestação favorável à manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus ante a publicação de decreto que prevê a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Atuação do Senado Federal, Constituição, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
  • Elogio à entrevista concedida pelo Presidente do Senador Federal, Rodrigo Pacheco, sobre a importância do entendimento entre os Poderes e da defesa da democracia. da Constituição Federal e da liberdade.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2022 - Página 19
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Tributos > Desoneração Fiscal { Incentivo Fiscal , Isenção Fiscal , Imunidade Tributária }
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento > Tributos > Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Constituição
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, DECRETO FEDERAL, REDUÇÃO, IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI), PREJUIZO, ZONA FRANCA, MANAUS (AM).
  • ELOGIO, ENTREVISTA, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, IMPORTANCIA, ENTENDIMENTO, PODERES CONSTITUCIONAIS, NECESSIDADE, DEFESA, DEMOCRACIA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, LIBERDADE.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Bem rápido.

    Primeiro eu quero me solidarizar com o Estado do Amazonas e dizer que nós somos amplamente favoráveis à manutenção desse benefício à Zona Franca de Manaus, à excepcionalização em relação a essa redução do IPI.

    Segundo, Sr. Presidente, eu gostaria aqui de parabenizar V. Exa., parabenizar os Líderes partidários que têm se reunido e conversado sobre mais uma crise gerada pelo Poder Executivo, pelo Presidente da República. E quero aqui elogiar, na presença de V. Exa., a entrevista que V. Exa. concedeu no dia de hoje, falando da importância do entendimento entre os Poderes, da necessidade da preservação da democracia.

    Quero também aqui fazer referência ao esforço dos Líderes que têm ombreado V. Exa. nessa tarefa, particularmente o Líder do meu partido, Paulo Rocha.

    Entendo que, se há uma coisa que hoje une os brasileiros, é a defesa da democracia, é a defesa da Constituição, é a defesa da liberdade.

    Portanto, V. Exa. fez exatamente aquilo que todos nós esperávamos, pela sua história e pela função que V. Exa. exerce. Esperamos todos que possamos avançar, inclusive para coibir certas exorbitações que acontecem por parte do Executivo, com uma boa regulamentação desses mecanismos do indulto, da graça. Eu ouvi V. Exa. falando sobre isso e creio que cabe, sim, ao Congresso fazer isso para que a população não imagine que vivemos num país onde a impunidade grassa.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2022 - Página 19