Pronunciamento de Nilda Gondim em 10/05/2022
Discurso durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pela atuação em defesa da democracia, da Justiça Eleitoral e das eleições.
- Autor
- Nilda Gondim (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ozanilda Gondim Vital do Rego
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Atuação do Senado Federal,
Eleições e Partidos Políticos:
- Apoio ao Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, pela atuação em defesa da democracia, da Justiça Eleitoral e das eleições.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/05/2022 - Página 31
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Outros > Eleições e Partidos Políticos
- Indexação
-
- APOIO, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, SENADO, DEFESA, SISTEMA ELEITORAL, JUSTIÇA ELEITORAL, NEUTRALIDADE, PROCESSO ELEITORAL, ELEIÇÕES, VOTAÇÃO ELETRONICA, URNA ELEITORAL, ESCOLHA, REPRESENTANTE, DEMOCRACIA.
- COMENTARIO, REJEIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), AUDITORIA, URNA ELEITORAL, VOTO, ELEIÇÕES.
A SRA. NILDA GONDIM (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna manifestar o meu completo apoio ao nosso Presidente Rodrigo Pacheco, que, no último domingo, defendeu a democracia brasileira com a sua habitual firmeza e notável competência.
Presidente, o senhor, de forma brilhante, relembrou à população brasileira a importância e a inquestionável confiabilidade e neutralidade da nossa Justiça Eleitoral.
Desde 1932, quando o primeiro Código Eleitoral brasileiro criou a Justiça Eleitoral, as eleições no Brasil são administradas pelo Poder Judiciário justamente com o objetivo de garantir a moralidade e a neutralidade do processo de escolha dos representantes, requisitos evidentes para qualquer democracia.
O Congresso Nacional já discutiu e rejeitou a PEC 135, de 2019, que tornava obrigatório o voto impresso. Basta, é preciso virar essa página! O Brasil precisa de uma campanha eleitoral com propostas e debates sobre os verdadeiros e reais problemas do país. O povo está precisando, faminto e absolutamente endividado, com os preços aumentando de forma exponencial. Essa triste realidade deveria ser objeto de estudo dos candidatos, de modo a tornar o pleito eleitoral uma oportunidade de transformação do nosso país, uma chance para mudar, de fato, a vida do povo brasileiro.
Devemos seguir o exemplo do nosso Presidente Rodrigo Pacheco, realizando uma defesa sólida e racional da nossa democracia, pois, nos próximos meses, o Brasil precisará de vozes que ecoem e ondas de coerência em um mar de insanidades.
Parabéns pelo seu posicionamento e obrigada pela oportunidade, Sr. Presidente.