Pronunciamento de Alvaro Dias em 11/05/2022
Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da presença em Plenário de representantes de mais de 200 entidades que celebram e defendem as instituições democráticas e a democracia. Encaminhamento à Presidência do Senado Federal de manifesto em defesa das eleições.
- Autor
- Alvaro Dias (PODEMOS - Podemos/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Defesa do Estado e das Instituições Democráticas,
Eleições e Partidos Políticos:
- Registro da presença em Plenário de representantes de mais de 200 entidades que celebram e defendem as instituições democráticas e a democracia. Encaminhamento à Presidência do Senado Federal de manifesto em defesa das eleições.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/05/2022 - Página 24
- Assuntos
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
- Outros > Eleições e Partidos Políticos
- Indexação
-
- REGISTRO, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, ENTIDADE, PACTO, DEFESA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, DEMOCRACIA.
- ENCAMINHAMENTO, PRESIDENCIA, SENADO, MANIFESTO, DEFESA, ELEIÇÕES.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR. Pela ordem.) – Presidente Rodrigo Pacheco, neste Plenário, encontram-se representantes de mais de 200 entidades que celebram o pacto pela democracia e que chegam ao Senado Federal para encaminhar a V. Exa. o manifesto em defesa das eleições. Eu o encaminharei a V. Exa., pedindo-lhe para consignar nos Anais da Casa esse manifesto, e, posteriormente, farei a sua leitura, no momento adequado, da tribuna do Senado Federal.
Registro, Sr. Presidente, a presença de representantes destas mais de 200 entidades, como: Natália Sant'Anna, Pacto pela Democracia; Paulo José Lara, Artigo 19; Roberto Livianu, Instituto Não Aceito Corrupção/Movimento do Ministério Público Democrático; Pedro Gomes, Conectas; Clarissa Presotti, WWF; Michele, Instituto Igarapé; Bruno Brandão, Transparência Internacional; Caio Magri, Instituto Ethos; Marina Rongo, Conectas; e Maiara Oliveira, Pulso Público.
Sr. Presidente, o objetivo é anunciar o pacto pela democracia por entidades que se apresentam na defesa das eleições, do processo eleitoral, do sistema vigente. Defendem as instituições democráticas e, obviamente, a democracia...
(Soa a campainha.)
O SR. ALVARO DIAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR) – ... distinguindo bem as instituições dos seus integrantes, entendendo que nós que integramos instituições essenciais ao Estado de direito democrático podemos ser criticados e, até mesmo, eventualmente, condenados, porque somos transeuntes, somos passageiros, circunstanciais, episódicos. Somos substituíveis, as instituições, não! Devem ser preservadas, porque são permanentes, definitivas, insubstituíveis e essenciais à democracia. Esse é o propósito daqueles que se reúnem nesse pacto em defesa das eleições, nesse pacto em defesa da democracia.
Eu encaminho a V. Exa., Sr. Presidente, este manifesto...
(Soa a campainha.)
O SR. ALVARO DIAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR) – ... e peço que seja ele consignado nos Anais do Senado Federal.
Muito obrigado, Presidente.