Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação com a autorização dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a concessão de 15 aeroportos brasileiros, em especial para os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU), Concessão e Permissão de Serviços Públicos { Outorga , Autorização }, Transporte Aéreo:
  • Satisfação com a autorização dada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a concessão de 15 aeroportos brasileiros, em especial para os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2022 - Página 41
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU)
Administração Pública > Serviços Públicos > Concessão e Permissão de Serviços Públicos { Outorga , Autorização }
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Indexação
  • ELOGIO, AUTORIZAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), CONCESSÃO, GRUPO, AEROPORTO, INFRAESTRUTURA, ENFASE, CIDADE, CAMPO GRANDE (MS), PONTA PORÃ (MS), CORUMBA (MS).

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MS. Para discursar.) – ... vezes que venho a esta tribuna para fazer alguma denúncia, para poder levantar alguma questão, mas hoje eu gostaria de fazer um importante anúncio, diferente da rotina que habitualmente faz um Senador vir até a tribuna do Senado.

    O Tribunal de Contas da União deu autorização, no dia de ontem, para a concessão de 15 aeroportos. Entre eles estão os de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no meu querido Estado de Mato Grosso do Sul. A notícia é promissora. Os investimentos nos terminais podem chegar a R$7,3 bilhões ou mais. Isso porque os estudos de viabilidade das privatizações foram feitos em 2019. As análises atualizadas podem estabelecer um valor ainda mais alto a ser investido no setor.

    Junto com os três aeroportos do Mato Grosso do Sul, estão também os de Congonhas e Campo de Marte, de São Paulo, Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas, Altamira, Jacarepaguá, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba e Macapá, lá no Amapá.

    O aeroporto de Congonhas é o segundo mais movimentado no país. Nele passam quase 23 milhões de passageiros por ano.

    A população dos nossos estados deve ganhar, e muito, com essas novas concessões. Não há dúvida de que a expansão da infraestrutura aeroportuária depende da desestatização, que ainda tem o potencial de promover uma concorrência saudável no setor. Competição entre aeroportos significa oferta de melhores serviços, estímulo ao turismo e avanço tecnológico ao alcance de todos.

    Entre os 15 aeroportos, a previsão é de que mais...

(Soa a campainha.)

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MS) – ... de 35 milhões de pessoas transitem por ano. Essa é a medida do impacto da autorização dada pelo TCU ontem, ao qual eu aproveito a oportunidade para parabenizar por esta importante medida. Serão 35 milhões de pessoas beneficiadas diretamente e outros milhões indiretamente com estímulos às economias regionais.

    Essa é a importante e alvissareira notícia que eu gostaria de dar às senhoras e aos senhores na manhã tarde de trabalho de hoje. Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, o Estado do Pantanal está muito feliz com essa notícia.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2022 - Página 41