Pela ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solidariedade às famílias do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, Estado do Amazonas. Defesa da criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o crime organizado, com destaque para a expansão do narcotráfico nas Regiões Norte e Nordeste do País.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Segurança Pública:
  • Solidariedade às famílias do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, Estado do Amazonas. Defesa da criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o crime organizado, com destaque para a expansão do narcotráfico nas Regiões Norte e Nordeste do País.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2022 - Página 15
Assunto
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, DESAPARECIMENTO, JORNALISTA, DOM PHILLIPS, SERVIDOR, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), BRUNO PEREIRA, TERRA INDIGENA DO VALE DO JAVARI, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • DEFESA, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, TRAFICO, DROGA, ENTORPECENTE, ENFASE, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu quero manifestar também a minha solidariedade, neste momento de angústia das famílias do Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo.

    Ao mesmo tempo, eu quero dizer que a solução está nesta Casa, já está na mesa da Presidência do Senado há mais de um mês, que é um requerimento que eu fiz, inclusive cito o Amazonas – está aqui citado o Amazonas –, com relação à expansão do narcotráfico naquela região do país e no Nordeste brasileiro. Nós conseguimos a assinatura de mais de 45 Senadores da República.

    Acredito que é um sinal claro de que algo está errado.

    E coloco para o senhor que a gente deve ter muita serenidade nesta hora, para não ter apropriação política. Nós estamos às vésperas de uma eleição presidencial. Se colocar um viés político, é outra desmoralização em CPI nesta Casa. Já basta a desmoralização que nós tivemos no ano passado, com a CPI da Pandemia.

    Então, eu quero sugerir ao senhor que a gente faça essa CPI técnica, com apoio da Polícia Federal, como muito bem citado pelo Senador Izalci, que é chave nisto tudo. E que gente possa desenvolver um trabalho para buscar a expansão do narcotráfico nos estados do Norte e do Nordeste do Brasil, que chegou a explodir pontes em várias capitais brasileiras.

    Eu queria também fazer essa solicitação, mas manifestar a minha solidariedade às famílias, que estão...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE) – ... até essa confirmação – sai, não sai, a Polícia Federal já disse que não está confirmada a morte –, com essa angústia, com uma semana de desaparecimento.

    A gente precisa agir. Eu concordo que a gente precisa agir, mas a solução está aqui, na mesa da Presidência do Senado.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2022 - Página 15