Pela ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o Requerimento n° 460, de 2022, de constituição de uma Comissão Temporária Externa destinada a acompanhar as buscas e investigar "in loco" as causas e as providências adotadas diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Segurança Pública:
  • Considerações sobre o Requerimento n° 460, de 2022, de constituição de uma Comissão Temporária Externa destinada a acompanhar as buscas e investigar "in loco" as causas e as providências adotadas diante do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2022 - Página 34
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, COMISSÃO EXTERNA, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, BUSCA, INVESTIGAÇÃO, PROVIDENCIA, DESAPARECIMENTO, REGIÃO AMAZONICA, JORNALISTA, DOM PHILLIPS, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), BRUNO PEREIRA, TERRA INDIGENA DO VALE DO JAVARI, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PDT/REDE/REDE - AP. Pela ordem.) – Presidente, perfeitamente, assim, com a devida vênia à ponderação do Senador Flávio, e eu acato o encaminhamento de V. Exa. para deliberarmos ao final da Ordem do Dia, da Ordem do Dia de hoje, mas V. Exa. já especificou a ideia da Comissão Externa. Eu acho que essa Comissão Externa teria um papel a mais. Parece-me que tem o esforço, já dito aqui, das autoridades na busca por Dom e por Bruno, mas tem algo que precisa ser apurado, ser investigado, que são as causas que levaram, as raízes. Seja qual for o desfecho, não desfecha o caso. Dom Phillips e Bruno foram vítimas de uma circunstância que está em curso na Amazônia, que é o aumento da violência. As causas disso em si.

    E foi muito bem dito aqui pelo Senador Omar Aziz, que é do Amazonas: casos como esse ocorrem aos milhares na Região Amazônica, sobretudo em regiões conflagradas e sensíveis, como essa do Vale do Javari. A Amazônia, de per si, pelo próprio nome, mostra a sua dimensão. O Vale do Javari é uma das regiões conflagradas da enorme fronteira amazônica que é limítrofe, que faz fronteira, pelo menos com outros sete países, e tem problemas iguais. Então, não é, em si, somente o caso de Dom e do Bruno, são as raízes pelas quais chegamos até aqui.

    O SR. FLÁVIO BOLSONARO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – Senador Randolfe, só um pequeno aparte a V. Exa.?

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (PDT/REDE/REDE - AP) – Pois não.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2022 - Página 34