Pela ordem durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. em audiência no Tribunal de Contas da União (TCU), para tratar da fiscalização dos conselhos profissionais do Brasil, razão da ausência na votação da presente sessão.

Pesar pelo falecimento do Sr. João Olímpio Valadares Lira, do movimento comunitário mato-grossense.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Administração Pública Indireta, Atividade Política, Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU):
  • Registro da participação de S. Exa. em audiência no Tribunal de Contas da União (TCU), para tratar da fiscalização dos conselhos profissionais do Brasil, razão da ausência na votação da presente sessão.
Homenagem:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. João Olímpio Valadares Lira, do movimento comunitário mato-grossense.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2022 - Página 37
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU)
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, VOTAÇÃO, MOTIVO, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), FISCALIZAÇÃO, CONSELHO, PROFISSÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL.
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, MOVIMENTO SOCIAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu gostaria aqui de justificar a minha ausência na votação anterior, visto que eu estava exatamente no Tribunal de Contas da União, numa audiência com o Ministro Bruno Dantas e também com o Ministro Nardes, onde estávamos tratando da preocupação que existe hoje pela decisão do Tribunal de Contas na questão da fiscalização de todos os conselhos de profissionais do Brasil.

    Aqui eu quero registrar que principalmente o Presidente do Creci de Mato Grosso, Cláudio Contreira, tem me ligado muito com essa preocupação.

    A definição será que a Casa Civil é que vai regulamentar essa fiscalização, portanto cabendo ao Ministro Ciro Nogueira fazer toda essa regulamentação.

    É claro que é importante a fiscalização, mas que ela seja de forma ordenada, organizada, para que a gente tenha o prosseguimento principalmente do trabalho sério de todos os conselhos de representação profissional do Brasil.

    E ainda, Sr. Presidente, eu gostaria de registrar aqui, com pesar, a morte hoje de um grande companheiro, o João Lira, do movimento comunitário mato-grossense. Ele foi um dos grandes líderes que inovou no movimento comunitário, e eu quero aqui registrar esse pesar, em nome de toda a sua família. Para nós que trabalhamos muito com o movimento comunitário no Mato Grosso ele foi um dos precursores, uma das lideranças vanguardistas nesta área.

    Lá em Cuiabá, como presidente da Femab (Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros), ele teve uma votação expressiva no Estado; fundou o primeiro restaurante comunitário; o jornal comunitário. Então, em nome de todos os comunitários de Mato Grosso, do Walter Arruda, que é hoje o presidente... Inclusive estive com eles, na semana passada...

(Soa a campainha.)

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – ...quando levamos o recurso para construir a sede do movimento comunitário da Femab na nossa capital. Então, ao João Olímpio Valadares Lira, ao nosso conhecido João Lira, fica aqui o nosso pesar, mas também fica aqui todo o nosso apoio a toda a sua família e a todos os comunitários que se sentem enlutados neste momento.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2022 - Página 37