Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação pela violência sofrida pelos profissionais de comunicação diante do dia em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil.

Cobrança de empenho na busca do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista e servidor da Funai Bruno Araújo Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, no Estado do Amazonas.

Autor
Eliziane Gama (CIDADANIA - CIDADANIA/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Governo Federal, Imprensa:
  • Indignação pela violência sofrida pelos profissionais de comunicação diante do dia em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil.
Segurança Pública:
  • Cobrança de empenho na busca do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista e servidor da Funai Bruno Araújo Pereira, desaparecidos no Vale do Javari, no Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2022 - Página 38
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Outros > Imprensa
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • COMENTARIO, VIOLENCIA, ATIVIDADE PROFISSIONAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL, IMPRENSA, DIA NACIONAL, LIBERDADE DE IMPRENSA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CITAÇÃO, MILICIA, TECNOLOGIA DIGITAL, MIDIA SOCIAL, INTERNET, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO.
  • REFERENCIA, AMEAÇA, MORTE, JORNALISTA, CONGRESSO EM FOCO.
  • COBRANÇA, EMPENHO, BUSCA, JORNALISTA, DOM PHILLIPS, SERVIDOR, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), BRUNO PEREIRA, DESAPARECIMENTO, TERRA INDIGENA DO VALE DO JAVARI, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar União Cristã/CIDADANIA - MA. Para discursar.) – Sr. Presidente, senhores colegas Senadores e Senadoras, nesta semana, nós comemoramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa no Brasil, mas, na verdade, a gente infelizmente tem muito pouco a comemorar. Nós temos vivenciado aí nos últimos tempos, no Brasil, uma realidade, uma constatação: a busca pela informação, a investigação aprofundada, a tentativa de esclarecimento da população brasileira tem sido, infelizmente, barbaramente combatida.

    Os números que estão diante de nós são números realmente preocupantes. Nós tivemos, no ano de 2020, por exemplo, no Relatório de Violações à Liberdade de Expressão no Brasil, divulgado pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a apresentação de um aumento de 168%. Só no ano passado, foram 145 casos de violência não letal contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação. Isso significa, colegas Parlamentares, uma média de três casos de violência por semana, algo realmente muito preocupante. O que nós temos, na verdade, de forma muito clara? Nós temos xingamentos, nós temos ameaças de morte, nós temos violência física e nós temos intimidações. E o que é muito mais grave ainda, não apenas na militância digital violenta que nós temos acompanhado de forma muito reiterada nas redes sociais, mas muitas das vezes protagonizadas pelo Chefe do Poder Executivo brasileiro, pelo Presidente da República. Vejam frases que nós vimos apresentadas pelo Presidente quando ele é questionado por um jornalista: "Minha vontade é encher a tua boca de porrada". Não é uma fala, como eu disse, que você encontra em alguém na rede social; é uma fala proferida pelo próprio Presidente da República.

    Nós tivemos agora, alguns dias atrás, uma denúncia apresentada por uma jornalista do Congresso em Foco que é algo preocupante, colegas Parlamentares. Eu mesma, com vários outros Senadores aqui nesta Casa, já fomos ameaçados. Nós somos Parlamentares e buscamos de forma rápida, inclusive, o aprofundamento da investigação e chegamos aos autores dessas ameaças. Nós temos aqui a jornalista Vanessa, que é editora do Congresso em Foco. A mensagem é estarrecedora. Não dá sequer para a gente ler porque as palavras, Senador Girão, são de baixo calão, mas uma delas diz o seguinte: "Eu vou te matar", e aí ele vem com várias palavras de baixo calão. "Achei quatro falhas em criptografias militares, infinitamente, dez vezes mais forte do que a do Pentágono. Eu já tenho seus dados e os dados de toda a sua família. Viajarei até sua casa com a arma que estou enviando a foto em anexo". Veja, Senador Girão. "Tenho 200 balas. Assim fazer a festa no seu cafofo e provavelmente morrer em um belo confronto com a polícia depois de estuprar você e todas as crianças presentes". Uma denúncia que essa jornalista recebe tentando intimidá-la pelo exercício da sua profissão, pelo exercício realmente do seu trabalho. Algo inaceitável, inadmissível!

(Soa a campainha.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar União Cristã/CIDADANIA - MA) – Nós não podemos ficar calados. Isso aqui não é o Talibã, aqui não é o Afeganistão. Nós moramos numa democracia, numa república, onde a liberdade de expressão é assegurada na nossa Constituição Federal.

    E eu queria deixar aqui não apenas o meu repúdio, a minha indignação a esses profissionais. Eu sou jornalista, tive o exercício da profissão durante vários anos antes de entrar na vida pública e eu sei o quanto isso significa e o quanto isso é difícil.

    Esses jornalistas precisam, na verdade, ter a sua proteção e a sua vida asseguradas e protegidas em nome da democracia brasileira, porque, aliás, um dos pilares dessa democracia é a própria comunicação, é a própria liberdade de expressão.

    E, por fim, Presidente, nós estamos acompanhando aí o desaparecimento do jornalista do The Guardian, o Dom Phillips...

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Para concluir.

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar União Cristã/CIDADANIA - MA) – Só para finalizar, Presidente.

    Eu estive agora com colegas, dentre eles aí a Senadora Leila, querida Senadora Leila; com a Deputada Joenia, lá em Roraima, estive visitando a comunidade Yanomami. E a gente percebeu ali, inclusive com palavras proferidas na audiência pública, o ódio, a revolta em relação àqueles que protegem os nossos povos indígenas.

    E esse jornalista é uma das pessoas – se Deus quiser, vamos encontrá-lo com vida – que protege os povos tradicionais e está simplesmente desaparecido, ao lado do indigenista também Bruno Araújo.

    É intolerável. Nós não podemos aceitar em hipótese alguma esse tipo de violência e exigimos que o Governo Federal, que a Polícia Federal, que os órgãos de investigação possam chegar...

(Interrupção do som.)

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar União Cristã/CIDADANIA - MA) – Dez segundos, Presidente.

    Possam chegar e encontrar esses dois homens que estão desaparecidos ali na Amazônia.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2022 - Página 38