Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da participação de S. Exa. em audiência pública sobre o Núcleo Roosevelt Mata Viva, evento que visa combater o desmatamento da Amazônia mediante a criação de mecanismos compensatórios aos proprietários rurais.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Vegetação Nativa:
  • Relato da participação de S. Exa. em audiência pública sobre o Núcleo Roosevelt Mata Viva, evento que visa combater o desmatamento da Amazônia mediante a criação de mecanismos compensatórios aos proprietários rurais.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2022 - Página 25
Assunto
Meio Ambiente > Vegetação Nativa
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, ESTADO DE RONDONIA (RO), DEBATE, COMPENSAÇÃO, MERCADO DE CAPITAIS, PROPRIETARIO, PROPRIEDADE RURAL, OBJETIVO, CONTENÇÃO, DESMATAMENTO, REGIÃO AMAZONICA, REMUNERAÇÃO, BANCOS, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), COOPERATIVA DE CREDITO.

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - RO. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, eu hoje participei de um evento muito importante lá no Estado de Rondônia, por videoconferência, sobre o Núcleo Roosevelt Mata Viva. Ele é um evento que estimula, a partir de baixo, de nós para nós mesmos, a manutenção da floresta em pé, mas, para manter o desmatamento zero, é necessária uma motivação, um interesse, por parte dos proprietários que têm na reserva legal das suas propriedades a floresta, conforme preceitua o Código Florestal, no caso, 80% na Amazônia. É muita floresta em pé.

    Muito bem. Mas o desmatamento avança, como é denunciado e falado mundo afora. E como é que a gente faz para conter o desmatamento? Deve haver um motivo compensador para que não se desmate. E isso foi proposto hoje nessa audiência pública por iniciativa das empresas privadas e pessoas, proprietários rurais que estão procurando um meio, lá em Rondônia, de incentivar a manutenção da floresta em pé, isto é, monetizando a árvore em pé, que estoca carbono, não o carbono sequestrado da natureza, mas o carbono estocado. Isso será devidamente monetizado, certificado, e serão oferecidos papéis, notas que os bancos possam aceitar e remunerar. E hoje, inclusive, lá havia dois bancos presentes nessa audiência pública: o Banco da Amazônia e um banco cooperativo. Isto é extremamente histórico, importante, sobre a compensação, o pagamento de serviços ambientais e manutenção da floresta em pé.

    Então, eu gostaria muito que, neste ano eleitoral, os candidatos, os presidenciáveis apresentassem em suas propostas alguma coisa para conter o desmatamento. A imagem brasileira é muito ruim internacionalmente, e muito mais agora.

    Peço um minuto para concluir, Sr. Presidente.

    Então, eu participei do evento. Vou assistir a todos as palestras que se seguiram na audiência pública – importantíssimo –, e eu, neste momento, mostro para os senhores que é possível conter o desmatamento na Amazônia desde que haja uma compensação no mercado de capitais pelo estoque de carbono da floresta, e isso foi mostrado hoje com a criação do Núcleo Roosevelt Mata Viva, lá no Estado de Rondônia. Isto é muito importante. E eu gostaria muito que esse debate se ampliasse agora no ano eleitoral, na campanha, para que os brasileiros pudessem ver e acreditar numa proposta ambiental segura, confortável e que inspirasse um respeito internacional pelo Brasil.

    Era só isto, Sr. Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2022 - Página 25