Pela ordem durante a 79ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre matéria da revista Veja, em véspera de eleição, acerca de delação do Sr. Marcos Valério envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT) em referência ao pronunciamento do Senador Eduardo Girão.

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos:
  • Considerações sobre matéria da revista Veja, em véspera de eleição, acerca de delação do Sr. Marcos Valério envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT) em referência ao pronunciamento do Senador Eduardo Girão.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2022 - Página 23
Assunto
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, DELAÇÃO PREMIADA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PROXIMIDADE, ELEIÇÕES, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, EDUARDO GIRÃO, SENADOR.

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Pela ordem.) – Queria a atenção do meu parceiro e amigo em algumas tarefas aqui no Senado Federal Senador Girão. Como Líder do PT, preciso responder a V. Exa.

    Trazer para cá, para o Senado Federal, esses conflitos, inclusive coisas do passado para cá, de 30 anos atrás, é muito perigoso, Senador Girão, principalmente a partir de uma informação incompleta e mentirosa da revista Veja. Por isso, eu lhe aconselho – é um conselho de quem está aqui há tantos anos: se for dessa forma para tratar a política em véspera de eleição, dessa disputa, não é um caminho bom para as nossas relações e para a democracia interna que nós já construímos no Senado Federal.

    O Sr. Marcos Valério está sendo usado por uma coisa de 30 anos, e inclusive ele foi condenado. Eu estou falando isso aqui, na frente da televisão, porque eu fui envolvido no tal do mensalão, e muita mentira rolou, como rolou agora no processo da Lava Jato, em que o companheiro Lula conseguiu provar a sua inocência.

    Então, companheiro Girão, para a boa relação e para a democracia, isto não é bom: na política, usar mentiras para fazer valer a sua posição política. Leve lá as suas informações para a CPI – o Presidente já autorizou.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA) – Agora, trazer para o Plenário desta Casa e transformar... Isso coloca em risco não só nossa boa relação que está construída aqui, mas também o processo democrático por meio do qual a gente resolve as coisas aqui dentro do Congresso Nacional. E poder fazer valer a boa política... Como dizem que o Senado é a Câmara Alta, espero que a gente faça, nessa véspera de eleição, a alta e boa política.

    Que ganhe quem tem a melhor proposta, mas não em cima de chute na canela, de mentira e de outras formas baixas da política, para disputar o poder político do nosso país.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2022 - Página 23