Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração da reeleição, em primeiro turno, do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Destaque para o aumento da representação feminina de Goiás na Câmara dos Deputados. Apoio à candidatura do Presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Elogios à Presidência do Senado.

Autor
Luiz Carlos do Carmo (PSC - Partido Social Cristão/GO)
Nome completo: Luiz Carlos do Carmo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos:
  • Celebração da reeleição, em primeiro turno, do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Destaque para o aumento da representação feminina de Goiás na Câmara dos Deputados. Apoio à candidatura do Presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Elogios à Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2022 - Página 45
Assunto
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Indexação
  • CELEBRAÇÃO, REELEIÇÃO, PRIMEIRO TURNO, RONALDO CAIADO, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, AUMENTO, REPRESENTAÇÃO, MULHER, ENTE FEDERADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, APOIO, CANDIDATURA, JAIR BOLSONARO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, AUSENCIA, CORRUPÇÃO, AQUISIÇÃO, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, SENADO.

    O SR. LUIZ CARLOS DO CARMO (Bloco Parlamentar União Cristã/PSC - GO. Para discursar.) – Boa noite, Sr. Presidente, boa noite a todos os Senadores, a todos que estão nos ouvindo aqui.

    Sr. Presidente, eu vim aqui hoje à tribuna para falar sobre as eleições no domingo passado. As eleições tranquilas, ocorreram de forma ordeira. Em Goiás, não foi diferente, onde ali o nosso Governador Ronaldo Caiado ganhou em primeiro turno.

    Eu, como um dos coordenadores da campanha do Caiado, eu fiquei muito feliz. Trabalhando dia e noite, andamos nos municípios goianos levando a proposta do Governador Ronaldo Caiado, que é o Governador que está fazendo a diferença ali em Goiás. Um Governador sério, realmente tem um trato diferenciado com o dinheiro público e trabalhou muito. Nós vencemos aquelas eleições.

    E para o Senado Federal, Wilder de Morais realmente ganhou a eleição. Ele já foi Senador aqui e agora volta a esta Casa como titular, certo? É um homem que realmente vai edificar esta Casa, porque é um homem trabalhador e realmente sabe trabalhar.

    E eu queria falar também aqui, Sr. Presidente, Goiás foi um dos... Eu tenho um projeto aqui muito importante, para que 30% das cadeiras do Legislativo sejam destinadas para as mulheres. Mas em Goiás, seis mulheres foram eleitas: Silvye Alves, Flávia Morais, Adriana Accorsi, Magda Mofatto, Marussa Boldrin e Lêda.

    Então, são seis mulheres. De dezessete Deputados, seis são mulheres que vão ocupar a Câmara dos Deputados.

    Também não posso deixar de falar aqui do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em Goiás. Foi muito bem votado: teve mais de 50% dos votos.

    Eu vou lutar, dia e noite, para que ele seja reeleito, porque eu confio no Presidente. Eu acho que o Presidente está fazendo um bom mandato. Não teve corrupção.

    Quando falam em vacina, aqui, eu fico preocupado. Nós fomos o segundo ou o terceiro país a vacinar. Eu perdi um irmão. Ele pegou covid, foi a um jogo de futebol e pegou covid. O Presidente não teve nada a ver com isso. Então, quando falam que ele é genocida...O Presidente não tem nada a ver com isso. Sinto, até hoje, a dor de ter perdido o meu irmão, mas foi o covid que matou o meu irmão. Foi o covid, não foi o Presidente. Quero defender isso e dizer que somos uma nação e temos que nos unir. Realmente, há a esquerda e a direita, mas eu tenho certeza de que o Presidente da República, ganhando essas eleições – e vai ganhar, se Deus quiser, estou trabalhando muito para ele ganhar –, vai tratar a esquerda também bem, do mesmo jeito. É um povo só. Como ele levou água para o Nordeste. Ele está trabalhando muito.

    Então, quero defender aqui a bandeira do Presidente Bolsonaro e dizer que, se depender do meu trabalho – dentro da simplicidade, sem brigar com ninguém –, vou dizer a todo mundo que o projeto dele é importante. Vou fazer.

    Quero defender aqui também o Girão. O nosso amigo Girão, hoje, fez um discurso que, talvez, não foi bem entendido pelos nossos colegas. Mas o Girão é um Senador que a gente tem que defender, é o Senador da paz. Ele sobe aqui nesta tribuna só para falar de paz. E, realmente, tem as posições dele e não é errado um Senador ter posições.

    Mas eu quero dizer aqui, Presidente, que não me candidatei porque, em Goiás, pela base do Caiado, saíram três Senadores. Era muito difícil ganhar com três Senadores. Eu quero dizer aqui, Presidente, que admiro você. Presidente Rodrigo Pacheco, eu não vou votar na próxima eleição daqui porque não estarei aqui. Mas, se eu estivesse aqui... Eu concordo com o Kajuru, você merece continuar aqui, porque você é equilibrado. Este é um Poder... Eu falo sempre que é de velhinhos de cabelo branco. Você não tem o cabelo branco ainda, mas é equilibrado e o Brasil precisa se equilibrar. Talvez, as pessoas não entendam a posição do Presidente do Senado Federal, mas você realmente é um grande Presidente. Infelizmente, não estarei aqui para votar em você. Mas eu peço aos colegas que pensem. É lógico que vai ter uma campanha e que todo mundo tem direito. Mas, se eu estivesse aqui, o meu voto seria para você, pelo equilíbrio que você tem e pelo Brasil.

(Soa a campainha.)

    O SR. LUIZ CARLOS DO CARMO (Bloco Parlamentar União Cristã/PSC - GO) – O país merece ter equilíbrio neste momento.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2022 - Página 45