Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com os malefícios à saúde mental dos cidadãos brasileiros, causados durante a campanha eleitoral do ano de 2022.

Celebração do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

Cumprimentos ao Sr. Williames Pimentel, do MDB, que tomou posse como deputado estadual em Rondônia.

Solidariedade ao músico Seu Jorge devido às manifestações racistas sofridas pelo artista no Rio Grande do Sul.

Autor
Confúcio Moura (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Confúcio Aires Moura
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos, Saúde:
  • Preocupação com os malefícios à saúde mental dos cidadãos brasileiros, causados durante a campanha eleitoral do ano de 2022.
Honorífico:
  • Celebração do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
Atividade Política, Eleições e Partidos Políticos:
  • Cumprimentos ao Sr. Williames Pimentel, do MDB, que tomou posse como deputado estadual em Rondônia.
Honorífico:
  • Solidariedade ao músico Seu Jorge devido às manifestações racistas sofridas pelo artista no Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2022 - Página 40
Assuntos
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Política Social > Saúde
Honorífico
Outros > Atividade Política
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, SAUDE MENTAL, POPULAÇÃO, SEGUNDO TURNO, CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CRITICA, AUSENCIA, PROPOSTA, EDUCAÇÃO, APOIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, MEDICO.
  • CUMPRIMENTO, DEPUTADO ESTADUAL, MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (MDB), ESTADO DE RONDONIA (RO), POSSE.
  • SOLIDARIEDADE, ARTISTA, CANTOR, NEGRO, VITIMA, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    O SR. CONFÚCIO MOURA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - RO. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, Senadores e Senadoras, uma boa noite a todos, telespectadores.

    Francamente, gente, o que eu gostaria, neste momento, é de ter dons sobrenaturais para ligar aqui na tomada de energia da minha casa um acelerador do tempo justamente para que esses 12 dias que faltam para o segundo turno, para o dia 30, essas 280 horas que ainda faltam se reduzissem para 24 horas, porque essa campanha está causando grandes malefícios à saúde mental do povo brasileiro: muita gente sem dormir, muita gente intranquila, muita gente desassossegada. O que sai na televisão não é de bom grado, não tem propostas bacanas. Eu, que sou da área da educação, não consigo enxergar propostas claras para a educação brasileira.

    Se perguntarem quem é que eu estou apoiando, eu sou Simone Tebet, votei nela, do meu partido, e, se a Simone hoje está apoiando um candidato, que é o Lula, logicamente, eu estou com a Simone, estamos com ela também neste momento. Não vamos deixar a Simone agora na rua da amargura, sozinha ali, porque nós estivemos juntos. Eu sou uma pessoa que a apoiei demais e incentivei muito a candidatura da Simone Tebet. E ela foi brilhante nessa campanha.

    Por outro lado, é o Dia do Médico. Isso já foi falado por três ou quatro oradores, mas nunca é muito falar do Dia do Médico, ainda mais depois de tudo isso, do valor dos médicos, da exaltação dos colegas médicos, aqui no Senado: a Zenaide Maia, que está lá no Rio Grande do Norte; o Nelsinho Trad, que não está hoje aí no Plenário, mas que está sempre firme no Plenário; o Otto Alencar lá da Bahia; o Humberto Costa, lá de Pernambuco; o Rogério Carvalho, lá de Sergipe; e outros de que, no momento, eu não estou com os nomes aqui. São brilhantes profissionais que deixaram a sua profissão e se dedicam à política há muitos anos. Além do mais, houve a importância ressaltada do médico e de todos os profissionais de saúde na pandemia. Se a gente falar em patriotismo, em verde e amarelo, a gente devia vestir os médicos brasileiros, os profissionais da saúde, de verde e amarelo! São patriotas, guerreiros que enfrentaram um campo de batalha, gente. Vocês não imaginam, no ano de 2020, a dificuldade! Os médicos não sabiam o que fazer com o paciente e estavam lá, assim mesmo, sem medo, expondo-se, morrendo! Quantos morreram?! Adoeceram e foram intubados médicos também, contaminados... Então, este Dia do Médico de hoje é um dia importantíssimo, é um dia em que a gente pode exaltar esses profissionais na figura do médico e, junto dele, todos os colaboradores, todos os profissionais de saúde, pelo trabalho fantástico que prestaram ao Brasil, em particular, e ao mundo, consequentemente, no atendimento às pessoas. Foi fantástico!

    Por outro lado, eu quero também aproveitar este momento para saudar e cumprimentar um peemedebista de raiz, um emedebista de raiz, lá de Rondônia, que tomou posse, hoje, como Deputado Estadual: Williames Pimentel. É um grande gestor público, que me ajudou muito a governar o Estado de Rondônia, na época, como Secretário de Estado da Saúde. Fizemos muita coisa maravilhosa, graças à competência dele. Demorou muito a sua posse devido a imbróglios judiciais que foram esbarrando em tribunais. E, só agora, foi decidido, finalmente, que ele vai exercer este finalzinho de mandato lá, como Deputado.

    Quero também fazer minhas as palavras de Paulo Paim sobre as manifestações racistas contra o cantor Seu Jorge lá no Rio Grande do Sul. Isso doeu no coração do Brasil! Isso, realmente, feriu, mais uma vez, de morte o sentimento nacional!

    Para que todo o povo brasileiro consiga entender a importância do negro, do índio, dos mestiços brasileiros, basta ler, gente, Darcy Ribeiro! Peguem o livro de Darcy Ribeiro e ponham na escola para lerem sobre o povo brasileiro, a composição, a mestiçagem brasileira!

    A pessoa, ofendendo o negro, agredindo o negro, está agredindo o povo brasileiro, a si mesma. Isto é um absurdo, uma falta de respeito, porque eles padeceram mais de 300 anos de servilismo, de escravidão, sendo escravos, argolados, marcados a ferro e fogo!

    Ora, já chega! Eu acho que está demais. Nós temos que prender mesmo. Não tem meio-termo, é prisão. Quem for racista no Brasil... Não tem negócio de passar batom no dente. A justiça tem que ser feita, e esses camaradas devem ser presos, para serem exemplarmente punidos e servir de exemplo para todos os demais. É isto que a gente deseja. Os negros têm feito bonito para nos representar, na música, no esporte, em todas as áreas, e estamos precisando de mais negros ocupando espaços no país. A Lei de Cotas, que, quando foi aprovada, foi criticada, é necessária e é aplaudida hoje em dia com a quantidade de negros nas universidades públicas brasileiras. Precisamos de mais negros ocupando cargos no Judiciário, como servidores públicos bem remunerados, como Senadores, mais Senadores, mais Deputados, mais Deputados Estaduais, mais Vereadores e mais Prefeitos no Brasil.

    São estas as minhas palavras.

    Uma boa-noite a todos, e vamos em frente!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2022 - Página 40