Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância de que o Senado Federal discuta os problemas concretos que afetam a população do País, com destaque para temas como o corte dos recursos para a ciência e tecnologia, a saúde pública, o programa Farmácia Popular, o combate à violência contra as mulheres, o número crescente de brasileiros no Mapa da Fome e em situação de insegurança alimentar. Lamento pela falta de investimentos na proteção da Amazônia, pelos quase 700 mil óbitos por covid-19 e pela ausência de aumento real do salário mínimo. .

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assistência Social, Governo Federal, Meio Ambiente, Mulheres, Previdência Social, Saúde Pública:
  • Considerações sobre a importância de que o Senado Federal discuta os problemas concretos que afetam a população do País, com destaque para temas como o corte dos recursos para a ciência e tecnologia, a saúde pública, o programa Farmácia Popular, o combate à violência contra as mulheres, o número crescente de brasileiros no Mapa da Fome e em situação de insegurança alimentar. Lamento pela falta de investimentos na proteção da Amazônia, pelos quase 700 mil óbitos por covid-19 e pela ausência de aumento real do salário mínimo. .
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2022 - Página 67
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Meio Ambiente
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Previdência Social
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • ORÇAMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, SAUDE PUBLICA, ASSISTENCIA SOCIAL, MULHER, PREVIDENCIA SOCIAL, MEIO AMBIENTE, Amazônia Legal, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, eu faço das palavras de Soraya Thronicke as minhas palavras. Estou aqui desde 16h, faz cinco horas. Este Plenário votou três projetos, e os discursos de um, de outro... Isso é falta de respeito com os colegas!

    Eu queria dizer aqui o seguinte. Eu fiquei aqui ouvindo: tragédia social, vergonha nacional... E problemas concretos? Temos, sim, Srs. Senadores! Vergonha nacional e tragédia social é o quê? O corte dos recursos para ciência e tecnologia, para saúde pública, os cortes no programa Farmácia Popular, na assistência social, no Ministério da Mulher, para combater a violência contra as mulheres... Tragédia social é a inflação dos alimentos. Mesmo a gente sendo um país que, eu vi numa reportagem, tem cabeça de gado – ou seja, rês, que é como a gente chama aqui – do tanto da população brasileira e produz mais de 300 milhões de toneladas de grãos, voltamos ao mapa da fome. Temos metade dos brasileiros em insegurança alimentar, aquele que come osso ou pele de galinha. Isso, sim, é uma tragédia social, uma vergonha nacional e um problema concreto que a gente deveria estar aqui discutindo.

    São 1,8 milhão de brasileiros na fila de uma previdência, Izalci. E desses, 600 mil com deficiência. Tentando o quê? Um benefício a que ele tem direito por lei e que está na Constituição (Falha no áudio.) ... é a inflação dos alimentos. É a distorção (Falha no áudio.) ... deixando, de cada dez famílias brasileiras, oito endividadas. Isso sim é uma vergonha nacional e um problema concreto.

    Outra tragédia social e vergonha nacional é não dar o aumento real ao salário mínimo, porque 70% dos brasileiros que ainda têm carteira assinada ganham no máximo dois salários mínimos.

    Tragédia social é não investir na proteção da Amazônia, o que está prejudicando o povo brasileiro. É ter no Brasil o país que mais cortou mata para exploração de todos, explorando as matas deste país. Isso sim é uma tragédia social, uma vergonha nacional e são problemas concretos que a gente tem que enfrentar.

    Isso sim é que, se o Senado não tentar resolver, é omissão. Tragédia social são quase 700 mil óbitos por covid-19 que a gente tem (Falha no áudio.) ... estamos aí, apesar de termos a população do país que tinha como evitar essa tragédia. Isso sim é tragédia social, é vergonha nacional e é problema concreto que o povo brasileiro espera que esta Casa faça.

    Então, Izalci, não vou tomar muito seu tempo, mas quero deixar aqui isso que Soraya falou, que não é correto: a gente senta aqui às 16h, se inscreve. Durante cinco horas (Falha no áudio.) ... medidas provisórias, projetos de lei foram aprovados (Falha no áudio.) ... tragédia social.

    Aqui no estado, o que a gente vê é intimidação de gestores e também de empresários, que estão reunindo os seus funcionários e querendo dizer em quem devem votar.

    Agora, eu concordo com o Oriovisto – é a democracia –: vamos esperar o resultado nas urnas. Espero que as urnas mostrem... Votem (Falha no áudio.) ... pela paz, pela educação, e não (Falha no áudio.) ... e muito menos pelas fake news.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2022 - Página 67