Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 09/11/2022
Presidência durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento da cantoria e intérprete Gal Costa, por sugestão do Senador Jorge Kajuru.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Solicitação de um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento da cantoria e intérprete Gal Costa, por sugestão do Senador Jorge Kajuru.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/11/2022 - Página 12
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PERIODO, HOMENAGEM, MORTE, CANTOR, MULHER, ORIGEM, ESTADO DA BAHIA (BA), SUGESTÃO, JORGE KAJURU, SENADOR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB) – Perfeito, Senador Jorge Kajuru. Eu penso que, ao afirmar a V. Exa., disse o Senador Rodrigo Pacheco com essa mesma compreensão. Até porque, senão na sua plenitude, nós voltamos a uma quase normalidade que nos permitirá trazer de volta o cumprimento rigoroso da regimentalidade, como, por exemplo, começarmos as sessões a partir das 14h. Essa é a compreensão do Senador Rodrigo Pacheco. Apenas nós vamos formalizá-la em decisão do Colegiado, da Mesa Diretora. Mas a sua lembrança e a lembrança, em questão de ordem, do Senador Lasier Martins, são bem-vindas.
No tocante à sua proposição para que nós homenageemos uma extraordinária intérprete não apenas da música popular brasileira, mas de outros campos dessa diversidade que ela versou, dessa musicalidade, tão rica, nacional, vamos prestar as homenagens pela ausência, a partir de hoje, dessa grande brasileira, filha da Bahia, que é Gal Costa. Eu acolho a sua sugestão justa, merecida, no reconhecimento de todos os valores de uma cantora, de uma intérprete que – para muitos de nós que tivemos a oportunidade de alcançar os melhores e áureos tempos de Gal Costa – nos deleitava com as suas interpretações incomuns. Então, eu peço um minuto de silêncio aos presentes para que nós homenageemos a cantora, a intérprete, Gal Costa.
(Faz-se um minuto de silêncio.)
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB) – Cumprida, assim, a homenagem à Gal Costa, por sugestão, mais uma vez, do Senador Jorge Kajuru, o Senado Federal transmite os sentimentos a todos os seus familiares, à família baiana que notadamente sente essa ausência e, repito, a todos nós que fomos brindados com a sua existência e com tudo que ela ricamente nos ofereceu como grande artista nacional – a memória, agora, da cantora e intérprete nacional Gal Costa.
Nós temos, na lista de oradores, o Senador Jorge Kajuru; em seguida, o Senador Plínio Valério; logo após, o Senador Lasier Martins, fazendo sempre o intercalar entre a presença dos Senadores em Plenário e a presença de Senadores e Senadoras remotamente.
Senador Jorge Kajuru.