Presidência durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimento acerca da Comissão de juristas instalada pela Presidência do Senado para, sob a liderança do Ministro Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, discutir um projeto de lei, que não se trata de proposta de impeachment sem discussão prévia com os Senadores.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Crime de Responsabilidade:
  • Esclarecimento acerca da Comissão de juristas instalada pela Presidência do Senado para, sob a liderança do Ministro Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, discutir um projeto de lei, que não se trata de proposta de impeachment sem discussão prévia com os Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2022 - Página 28
Assunto
Administração Pública > Agentes Públicos > Crime de Responsabilidade
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, COMISSÃO, JURISTA, INSTALAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, LIDERANÇA, RICARDO LEWANDOWSKI, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, NEGAÇÃO, ASSUNTO, IMPEACHMENT, AUSENCIA, DEBATE, BANCADA, SENADOR.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Senador Viana, me permita apenas uma correção na fala de V. Exa., se me permite, com todo o respeito.

    Eu não quero misturar os assuntos, mas essa referência ao Ministro Ricardo Lewandowski, como se tivesse ele apresentado um projeto da lei de impeachment sem discutir com os Senadores, isso não procede. Na verdade, eu gostaria de explicar e esclarecer isso aos Senadores porque foi objeto de dúvida ontem.

    O Ministro Lewandowski é Presidente de uma Comissão de juristas instalada por esta Presidência para discutir um projeto de lei, como foram instaladas outras Comissões de juristas recentemente ao longo da história do Senado. A instância da Comissão de juristas é uma discussão de juristas, que antecede a discussão legislativa, que de fato cabe a nós, Parlamentares.

    Então, não há atropelo por parte do Ministro Ricardo Lewandowski em relação a essa questão da lei de impeachment. É apenas uma Comissão de juristas, que envolve magistrados, advogados, membros do Ministério Público, a comunidade jurídica, que entregará um anteprojeto que oportunamente será, ou não, apresentado como um projeto de lei, aí, sim, para discussão e pleno conhecimento dos Senadores. Apenas para que não haja dúvida e que se restabeleça a verdade em relação ao comportamento do Ministro Ricardo Lewandowski, que é uma pessoa ao final da sua carreira como magistrado e deve merecer todas as honras, pelo menos desta Presidência do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2022 - Página 28