Pela ordem durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de inserção em ata de voto de aplauso ao trabalho "sobre participação da mulher negra no mercado de comunicação," de curso da equipe formada por quatro alunas do oitavo período do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em Curitiba.

Autor
Flávio Arns (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Educação Superior:
  • Solicitação de inserção em ata de voto de aplauso ao trabalho "sobre participação da mulher negra no mercado de comunicação," de curso da equipe formada por quatro alunas do oitavo período do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em Curitiba.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2022 - Página 66
Assuntos
Outros > Atividade Política
Política Social > Educação > Educação Superior
Matérias referenciadas
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, ATA, VOTO DE APLAUSO, TRABALHO, ESTUDANTE, AUSENCIA, PRESENÇA, MULHER, NEGRO, MERCADO, CURSO DE GRADUAÇÃO, PUBLICIDADE, PROPAGANDA, UNIVERSIDADE, CIDADE, CURITIBA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR. Pela ordem. Por videoconferência.) – Eu requeiro inserção em ata de voto de aplauso ao trabalho de conclusão de curso da equipe formada por quatro alunas do oitavo período do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, em Curitiba, pela grande relevância e atualidade do tema abordado, qual seja, "A Mulher Negra Líder no Mercado Publicitário: atravessamentos de gênero e raça dentro das agências de publicidade de Curitiba".

    O trabalho abordou, Sr. Presidente, o papel de liderança de profissionais racializadas nas agências da cidade, e, na construção desse estudo, ficou evidente como não há dados a respeito da presença da mulher negra no mercado de comunicação como um todo. A partir dessa constatação, a equipe desenvolveu um projeto empreendedor denominado "Quebra: comunicação que constrói", que buscou proporcionar informações que até então eram inexistentes a respeito da participação efetiva dessas profissionais nesse mercado.

    A iniciativa surgiu com o propósito de construir uma rede de apoio e reconhecimento para profissionais racializadas, visando a fortalecer o mercado de comunicação de Curitiba e promover a diversidade e inclusão nos espaços de trabalho.

    Sendo assim, ambos os projetos, a monografia e a iniciativa empreendedora, complementam-se e podem ser considerados um ato político, ao contribuir para uma mudança significativa, impactante, provocativa e voltada para a quebra de um cenário que exige uma urgente transformação.

    Por essa razão, parabenizo as estudantes Amanda Soares de Matos, Beatriz Stradioto Sarnoski, Isabela Zandonai Bertoldi e Kauana Custódio Martins, bem como o orientador do trabalho, Prof. Dr. Felipe Bordignon dos Santos...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR. Por videoconferência.) – ... pela escolha e estudo aprofundado sobre o tema.

    Iniciativas como essa merecem, Sr. Presidente, o nosso reconhecimento, tendo em vista a importância de promovermos ações que simulem a inclusão e o respeito à diversidade em todos os ambientes.

    Dessa forma, além de registrar o voto de aplauso, sugiro o encaminhamento do referido TCC para compor o acervo da Biblioteca do Senado, contribuindo, assim, para futuras discussões sobre o tema.

    É o voto de aplauso, Sr. Presidente, que requeiro seja inserido em ata do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2022 - Página 66