Pela ordem durante a 122ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação para que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, designe recursos para os distritos que tratam da saúde dos povos indígenas.

Elogio ao Presidente do Senado em exercício, Senador Alvaro Dias.

Autor
Telmário Mota (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Governo Federal, População Indígena, Saúde:
  • Solicitação para que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, designe recursos para os distritos que tratam da saúde dos povos indígenas.
Atividade Política:
  • Elogio ao Presidente do Senado em exercício, Senador Alvaro Dias.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2022 - Página 24
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Política Social > Saúde
Outros > Atividade Política
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MARCELO QUEIROGA, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, TRATAMENTO DE SAUDE, COMUNIDADE INDIGENA, ENFASE, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ELOGIO, SENADOR, ALVARO DIAS, PRESIDENTE, EXERCICIO, SENADO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu queria fazer um apelo aqui ao Ministro da Saúde, o Ministro Marcelo Queiroga, que designasse, o mais rápido possível, recursos para os distritos que tratam da saúde dos povos indígenas.

    No meu estado, os povos ianomâmis estão subnutridos, as crianças estão, inclusive, tendo óbitos, adultos, crianças, por falta de assistência, por falta de recursos.

    Mais grave do que isso: todos os servidores que servem a esses distritos estão sem receber. Então, está um colapso para a saúde dos povos indígenas.

    Eu queria fazer este registro e este apelo.

    Sr. Presidente, eu tinha uma fala, e, nessa fala, eu iria aproveitar porque eu soube que V. Exa. hoje vai fazer mais um discurso de despedida. Eu tive o cuidado e o zelo, pelo carinho e pela admiração que eu tenho por V. Exa. e por ter tido a oportunidade de participar desta legislatura lado a lado com V. Exa., vendo a sua coerência, a defesa do seu trabalho... E eu logo vi que não poderia ser uma pessoa diferente. Um homem que foi Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, que largou o Senado e foi Governador do seu estado, três vezes Senador, mas ainda não é o suficiente para ir para casa. Esta Casa ainda precisa de V. Exa.

    Então, V. Exa. vai tirar umas férias agora e se preparar para voltar a esta Casa, porque é uma voz que precisa estar sempre ativa dentro do Senado brasileiro. V. Exa., a cada hora que usa a tribuna, contribui com a nação brasileira, contribui com a democracia...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR) – ... contribui, sobretudo, com a dignidade, com a honestidade e com a coisa reta no setor público.

    V. Exa., com 44 anos de homem público, não tem uma vírgula que macule o seu nome.

    V. Exa. é um modelo a ser seguido pelos políticos. Leve meu abraço, eterno e fraterno abraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2022 - Página 24