Pela ordem durante a 122ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de audiência pública com a participação das empresas aéreas do Brasil. Crítica ao valor das passagens, à qualidade da alimentação e à inexistência de direito a reembolso em caso de alteração da data de voo. Defesa da aprovação de projeto de lei de regulamentação da atividade.

Autor
Jorge Kajuru (PODEMOS - Podemos/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Transporte Aéreo:
  • Solicitação de audiência pública com a participação das empresas aéreas do Brasil. Crítica ao valor das passagens, à qualidade da alimentação e à inexistência de direito a reembolso em caso de alteração da data de voo. Defesa da aprovação de projeto de lei de regulamentação da atividade.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2022 - Página 26
Assunto
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, BRASIL, CRITICA, VALOR, PASSAGEM AEREA, QUALIDADE, ALIMENTOS, INEXISTENCIA, DIREITO, REEMBOLSO, ALTERAÇÃO, DATA, VOO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - GO. Pela ordem.) – Eu vou ser rápido, Presidente, até porque está à mesa um homem com as suas qualidades e com históricas posições no Brasil, nos seus 46 anos de vida pública: foro privilegiado, prisão em segunda instância, cartão de crédito, cheque especial, enfim, eu ficaria aqui duas horas contando os seus 46 anos de vida pública.

    Eu conversava aqui com a Senadora Zenaide, ela concorda; eu falei com o querido Portinho, que é Líder do Governo Bolsonaro, ele propõe uma audiência pública, trazendo aqui a esta Casa as companhias aéreas do Brasil...

    Presidente, não tem cabimento! Isto é de causar nojo! Essas companhias aéreas do Brasil, que, hoje, nem água direito servem para quem entra no avião e, quando servem comida, a comida é uma porcaria, é uma comida de porco – de porco ruim, não é de porco bom não...

    E, agora, o seguinte: todo mundo aqui imaginava que a gente fosse, dia 21... Rose de Freitas, você viajar para Vitória... Eu comprei uma passagem para fazer uma viagem – eu que não tiro férias há quatro anos – e paguei R$3 mil. Agora, o Presidente Rodrigo Pacheco chegou e falou que nós vamos ter sessão até o dia 21, até quarta. Nada contra! Aí, como é que você faz? Você não tem direito a reembolso, você não tem crédito, você perde literalmente os R$3 mil. E detalhe: essa passagem eu comprei do meu bolso. Imaginem os Senadores que têm despesas justas, porque o Senador não pode pagar passagem aérea para trabalhar, evidentemente! Eu porque moro em Goiânia, aonde eu vou de carro.

    Então, a gente tem que entrar com um projeto aqui, Presidente Alvaro Dias, a gente tem que discutir isso, Rose. Isso não pode acontecer mais! Essas companhias aéreas precisam respeitar os seus clientes e precisam ter um prazo... Que se dê um prazo para você cancelar a passagem, porque... 

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - GO) – Para concluir.

    Você não cancela uma passagem porque você quer apenas, mas por algum motivo, às vezes de saúde. Você não pode viajar, e a companhia aérea quer que você se dane, e você perde o dinheiro.

    Então, sinceramente, eu queria pedir o apoio de todos aqui para que, no ano que vem, em fevereiro, a gente já entre com um projeto, faça audiências públicas e chame esses cartéis que são as companhias aéreas deste país.

    Muito obrigado pela oportunidade, Presidente Alvaro Dias.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2022 - Página 26