Discurso durante a 118ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prestação de contas acerca das realizações implementadas por S.Exa. enquanto Senador da República em benefício do desenvolvimento do Estado de Roraima.

Autor
Telmário Mota (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }:
  • Prestação de contas acerca das realizações implementadas por S.Exa. enquanto Senador da República em benefício do desenvolvimento do Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2022 - Página 13
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Indexação
  • ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ESTADO DE RORAIMA (RR), AGROPECUARIA, AGRICULTURA, PECUARIA.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR. Para discursar.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, ao chegar a esta Casa, oito anos atrás, eu entrei com dois propósitos: primeiro, destravar o meu Estado de Roraima para crescer, desenvolver, gerar renda e emprego; e, consequentemente, também combater a corrupção.

    Roraima, Sr. Presidente, é o estado que tem a maior renda per capita do mundo; no entanto, Roraima é o estado mais pobre do Brasil. Era um estado totalmente engessado, com as pessoas carentes, os políticos corruptos comprando a dignidade do nosso povo. E nós trabalhamos arduamente para mudar essa história.

    Quando eu saí Senador, 49% do PIB de Roraima, Sr. Presidente, eram do contracheque do Governo Federal, do estadual e do municipal; 36% do comércio e dos serviços abastecidos pelo contracheque; só 9% da indústria e só 6% da pecuária e da agricultura. Hoje, o quadro de Roraima é um quadro totalmente diferenciado.

    Quando passaram as terras da União para o Estado de Roraima – nós temos hoje em áreas institucionais 73,9% das terras, só temos disponíveis 26,01% –, tinha uma proposta, Sr. Presidente, de transformar todo o lavrado de Roraima em área de preservação. Nós convencemos, na ocasião, a Presidente Dilma, tiramos isso do decreto, e hoje Roraima tem a maior produção agrícola da sua história, exatamente no lavrado.

    A febre aftosa dominava Roraima há 50 anos, impedindo a exportação do nosso produto, do nosso gado. Resolvemos isso com a vacinação. Hoje Roraima exporta para o Brasil e para o mundo, e nós já tivemos um crescimento substancial do nosso rebanho.

    A mosca da carambola estava há 11 anos impedindo a exportação das nossas frutas. Trabalhamos duramente, e, hoje, dos 15 municípios, só 11 não estão exportando, em função de serem vizinhos da Venezuela e da Guiana Inglesa, que não combatem devidamente a mosca da carambola.

    Tivemos aquele entrave entre o Presidente Jair Bolsonaro e o Presidente Maduro, e a fronteira do nosso país, do nosso estado, foi fechada, gerando um grande prejuízo ao Estado de Roraima e quase a falência do Município de Pacaraima. Negociamos a abertura. Hoje Roraima é o terceiro estado que mais cresceu na exportação, 68%, duas vezes a média nacional, e é o terceiro melhor do Brasil, perdendo só para Espírito Santo e para Sergipe.

    Tivemos também, Sr. Presidente, dificuldades com os nossos madeireiros. Um policial, por questões ideológicas ou ambientalistas, fechou as madeireiras de Roraima – mais de 56 madeireiras –, e mais de 15 mil pais de família ficaram desempregados. Trabalhamos duramente e resolvemos isso. Hoje as madeireiras voltaram a trabalhar dentro da legalidade, fomentando a economia do meu estado.

    Por último, Sr. Presidente, há uma flona...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR) – Só concluindo, Sr. Presidente.

    Há uma flona no Estado de Roraima que já está antropizada. Por essa razão, o ICMBio abriu mão da utilização. E nós negociamos isso com o Governo Federal, com várias reuniões, começando em 1º de novembro e terminando, Sr. Presidente, já, agora em julho de 2022, numa reunião envolvendo a Femarh local, o ICMBio, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público Federal, e chegou-se a um consenso de que a flona vai ser liberada. Já há inclusive o decreto. Está na mão do Presidente Jair Bolsonaro, na Casa Civil, para assinar e deliberar.

    Portanto, Sr. Presidente, além de ter tirado todos os gargalos que impediam Roraima de crescer, de desenvolver, de gerar renda...

(Soa a campainha.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RR) – ... somos também o único político de Roraima que colocamos recursos em todos os setores do Governo. Campeão de recursos na agricultura, na educação e na saúde. Colocamos em todas as prefeituras, sem olhar cor partidária, fazendo o bem sem olhar a quem. E fomos o único político que levamos recursos para as cirurgias do nosso Estado e para a questão do covid.

    Colocamos recursos, no Estado de Roraima, onde nunca um outro político tinha colocado. Colocamos no Incra, para fazer estrada para os colonos; na economia solidária; na Conab, para comprar do produtor e fornecer para as famílias carentes, para dar segurança alimentar; e colocamos nos distritos que tratam da saúde dos povos indígenas – o primeiro em Roraima, o primeiro e único do Brasil.

    Portanto, Sr. Presidente, vou me despedir desta Casa com a consciência tranquila, com as mãos limpas como eu entrei, com a cabeça erguida e com a missão cumprida.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2022 - Página 13