Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 02/02/2023
Presidência durante a 3ª Reunião Preparatória, no Senado Federal
Importância da conscientização dos partidos políticos e das lideranças partidárias sobre a participação da mulher na política.
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Atividade Política,
Mulheres:
- Importância da conscientização dos partidos políticos e das lideranças partidárias sobre a participação da mulher na política.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/02/2023 - Página 13
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Indexação
-
- DEFESA, CONSCIENTIZAÇÃO, PARTIDO POLITICO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, MULHER, ATIVIDADE POLITICA, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senadora Soraya Thronicke.
Senadora Leila Barros, Senadora Soraya, não posso deixar de dar razão a V. Exas. De fato, é muito importante a consciência dos partidos e dos Líderes dos partidos sobre a participação das mulheres. Infelizmente, de fato, contra a minha vontade – V. Exa. é sabedora do quanto me esforço pela pauta das mulheres do Senado Federal, tendo eu, inclusive, criado a Liderança da Bancada Feminina e tendo sido a última legislatura recordista na aprovação de projetos da Bancada Feminina –, houve uma sub-representação da Bancada Feminina em função das eleições, o que é lamentável e que gera e obriga a nós todos uma reflexão profunda, junto à sociedade, da participação efetiva das mulheres na política. Mas o que vejo, diante das indicações feitas pelos partidos políticos e da não contemplação das mulheres na Mesa Diretora, pelo menos na titularidade, agora é que os Líderes partidários, os partidos tenham sensibilidade em relação às quatro vagas remanescentes na Mesa Diretora, que serão votadas oportunamente, e na própria participação das Comissões temáticas na Casa.
E o que eu posso fazer é fortalecer cada vez mais a Procuradoria Especial da Mulher, que foi ocupada pela Senadora Leila Barros, e a Liderança da Bancada Feminina, com ações efetivas para fortalecê-la. E quero assumir o compromisso de que a Comissão Permanente de Defesa da Democracia, que pretendo criar no Senado Federal, seja presidida por uma mulher defensora da democracia. Assumo esse compromisso também com as mulheres, para compensar essa disfunção que houve de fato em função dessa não oportunização das mulheres nas indicações partidárias nesse instante, mas isso haverá de ser remediado e compensado.
Senadora Leila e, na sequência, Senador Jorge Kajuru.
A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MA) – Pela ordem, Presidente.