Presidência durante a Reunião Preparatória, no Senado Federal

Informação à Casa de encaminhamento de Ofício à Anvisa, solicitando a revogação da RDC 761, que tornou obrigatório o uso de máscara nos aviões das companhias nacionais, seja em voos nacionais ou internacionais.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Informação à Casa de encaminhamento de Ofício à Anvisa, solicitando a revogação da RDC 761, que tornou obrigatório o uso de máscara nos aviões das companhias nacionais, seja em voos nacionais ou internacionais.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2023 - Página 15
Assunto
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REMESSA, OFICIO, DESTINAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), REVOGAÇÃO, RESOLUÇÃO, OBRIGATORIEDADE, UTILIZAÇÃO, MASCARA, TRANSPORTE AEREO NACIONAL, TRANSPORTE AEREO INTERNACIONAL.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senadora Eliziane.

    Senador Flávio Bolsonaro. (Pausa.)

    Senador Hiran.

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Progressistas/Republicanos/PP - RR. Pela ordem.) – Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu queria aqui informar a esta Casa e aos que nos assistem que eu, como Presidente da Frente Parlamentar da Medicina, acabo de entrar com um ofício na Anvisa solicitando, Presidente, a revogação da RDC 761, que tornou obrigatório o uso de máscara nos aviões das companhias nacionais, seja em voos nacionais ou internacionais.

    Presidente, com todo respeito à agência, eu acho que não há razão de a gente chegar no aeroporto e se aglomerar na área do check-in, ter que usar máscara ao entrar no avião, sendo que, quando nós vamos fazer o lanche ou alguma refeição no avião, todo mundo tira a máscara com o avião lotado. Isso carece de bom senso.

    Outra coisa, Presidente, como é que nós vamos explicar que, quando a gente entra num voo internacional... Vou dar um exemplo aqui – eu não tenho nenhum interesse comercial na Copa, mas eu sou Presidente do Parlatino, sempre vou ao Panamá –, quando a gente entra no avião da Copa, não precisa de máscara. Quer dizer, o vírus é seletivo, só está nos voos das nossas companhias nacionais? De forma que eu estou arguindo tecnicamente para que se torne sem efeito, imediatamente, essa RDC, que não tem nenhuma razão de existir, até porque nós temos muito baixa transmissão viral e os casos graves de covid – graças a Deus – praticamente desapareceram do nosso País.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2023 - Página 15