Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à Senadora Ana Paula, do Estado do Maranhão, primeira suplente do Senador Flávio Dino, que assume o mandato em fortalecimento da Bancada Feminina. Comentário sobre a vida pública da conterrânea, enfermeira e Vice-Prefeita do Município de Pinheiro/MA.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Cumprimentos à Senadora Ana Paula, do Estado do Maranhão, primeira suplente do Senador Flávio Dino, que assume o mandato em fortalecimento da Bancada Feminina. Comentário sobre a vida pública da conterrânea, enfermeira e Vice-Prefeita do Município de Pinheiro/MA.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2023 - Página 12
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • CUMPRIMENTO, SENADOR, MULHER, SUPLENTE, FLAVIO DINO, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, BANCADA FEMININA, COMENTARIO, VIDA PUBLICA, CATEGORIA PROFISSIONAL, ENFERMAGEM, VICE-PREFEITO, PINHEIRO (MA).

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, quero cumprimentar V. Exa., todos os colegas Senadores e Senadoras.

    Hoje o Sindilegis promoveu, no Salão Negro do Congresso Nacional, esse ato pela democracia, intitulado O Caminho Inverso. Lá foram homenageados desde os policiais legislativos, servidores da Casa, até os terceirizados, enfim, todos que estiveram envolvidos nesse grande mutirão não só de limpeza, de recuperação, mas, claro, de luta pela autoestima dos servidores e de todos que convivem aqui no Congresso Nacional e nas sedes dos Poderes.

    O dia 8 de janeiro é uma data que, sem dúvida nenhuma, já está sendo superada, mas jamais poderá ser esquecida, para que não se repita e não aconteça novamente.

    Então, eu quero parabenizar o Sindilegis por essa iniciativa, todos os Parlamentares que participaram representando as Casas – Câmara dos Deputados e Senado Federal –, além das autoridades que mandaram vídeos, autoridades internacionais que participaram deste ato importante, suprapartidário, em defesa da democracia.

    Quero também, Presidente, cumprimentá-lo pela atitude de V. Exa. nesse esforço de voltar a dar vida para o Plenário. V. Exa. ontem, na reunião da Mesa Diretora, foi muito enfático sobre a importância que tem de se fazer o bom debate. Eu sempre digo que o Legislativo não é obrigado a produzir votando muitas leis por semana ou por mês. Isso não quer dizer que vai dar qualidade ao trabalho, e, sim, o que for votado sair consciente, sair maduro; não tem consciência e maturidade conquistadas, se não for através do diálogo e do bom debate. Aqui, presencialmente, no calor deste Plenário, que é sagrado para a democracia, é fundamental que nós possamos nos organizar para, nas terças, quartas e, quando necessário, quintas-feiras, estarmos presentes...

(Soa a campainha.)

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA) – ... discutindo as pautas que são importantes para o Brasil.

    Encerro, Sr. Presidente, cumprimentando a Senadora Ana Paula, que é do Maranhão, primeira suplente do Senador Flávio Dino e que agora assume esta função importante – ela e a Senadora Eliziane Gama – fortalecendo a Bancada Feminina. Eu tenho certeza de que a Ana Paula, como enfermeira, como uma jovem política – foi Vice-Prefeita do seu Município, a maior cidade da Baixada Maranhense, Pinheiro –, estará aqui dando essa grande contribuição para a nossa democracia, para a representação do Estado do Maranhão, que, eu acho, é o único estado que tem duas mulheres – não é isso, Senadora Daniella Ribeiro? – na representação. Então, eu tenho certeza de que as mulheres do Maranhão e do Brasil estão representadas e estão bastante felizes.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Weverton, apenas quero agradecer a V. Exa., como membro da Mesa, a contribuição que deu para que pudéssemos formatar essa atividade do Senado, que retoma sua tradição das sessões presenciais, com a ressalva evidentemente de que o sistema semipresencial e o sistema remoto foram muito úteis ao Senado Federal e foram muito úteis ao Brasil no período de sua existência para que votássemos as matérias, especialmente aquelas de enfrentamento à pandemia. E esse sistema não deixa de existir. Evidentemente que, em determinadas situações acordadas entre os Líderes, nós poderemos nos utilizar desse sistema, porque ele continuará a existir no Senado Federal, mas não mais como regra, e sim como possibilidade: em eventuais casos, poderemos lançar mão desse sistema semipresencial, que é uma inovação que veio para ficar. Fomos o primeiro Parlamento do mundo a realizar sessões dessa natureza, e não podemos simplesmente prescindir disso. Mas retomamos a realidade, como regra, das sessões presenciais do Senado Federal.

    Senador Weverton.

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, permita-me fazer o registro de que a implantação do sistema remoto do Senado Federal... Fomos o primeiro Parlamento do mundo a implantá-lo, logo no início da pandemia, ainda com o então Presidente Davi Alcolumbre, quando eu era membro da Mesa Diretora. Nós estivemos presencialmente, Senador Kajuru, por seis meses, direto, aqui, dentro do Prodasen, com o Senador Davi e, na época, com o então Senador Anastasia, para fazer com que, pelas sessões remotas, pudéssemos dar respostas rápidas ao Auxílio Brasil, ao auxílio emergencial e a várias outras iniciativas que saíram daqui, do Prodasen do Senado Federal, para atender os Estados e Municípios com a perda de arrecadação e também com projetos importantes com os quais nós pudemos ajudar a enfrentar essa pandemia, que foi muito difícil – e ainda está sendo – para o povo brasileiro.

    Então, Presidente, sobre a iniciativa que V. Exa. está tendo falou-se agora há pouco lá fora. A imprensa perguntou, e eu disse: "Olha, a sessão remota semipresencial é um instrumento que vai facilitar a vida do Parlamentar. Exemplo: no mês de junho, nós temos o São João. Então, lá no mês de junho, no período de São João, quando a bancada do Nordeste fica nos seus Estados, pode ter ali, excepcionalmente, uma sessão semipresencial para que o Parlamentar possa estar lá nas suas atividades e assim também cumprir as suas funções, votando e discutindo aqui no Parlamento".

    Era isso, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2023 - Página 12