Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada a comemorar os 130 anos de atividade do Tribunal de Contas da União (TCU).

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Controle Externo, Homenagem:
  • Sessão Solene destinada a comemorar os 130 anos de atividade do Tribunal de Contas da União (TCU).
Publicação
Publicação no DCN de 16/02/2023 - Página 30
Assuntos
Organização do Estado > Fiscalização e Controle > Controle Externo
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ATIVIDADE, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).
  • HOMENAGEM, DEPUTADO FEDERAL, JHONATAN DE JESUS, INDICAÇÃO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).

    O SR. DR. HIRAN (PP - RR. Para discursar. Sem revisão do orador.) - Boa tarde a todas e a todos.

    Saúdo V.Exa., Presidente Veneziano Vital, um dos ilustres requerentes desta pertinente sessão, tão importante para nosso Senado da República, assim como meu querido amigo e colega médico, o Deputado Hugo Motta, também requerente desta sessão, e o Presidente Bruno Dantas. Ao saudá-lo, transmito todo o meu respeito, minha saudação e meu reconhecimento a todos os membros da egrégia Corte de Contas do nosso País, desde os Srs. Ministros até os menos importantes funcionários. Saúdo, ainda, as demais autoridades que fazem parte desta Mesa, já nominadas anteriormente.

    Eu quero, sem ser redundante, reconhecer a importância da Corte de Contas como guardiã dos recursos públicos aplicados em todas as instituições do nosso País. Emblematicamente para mim, esta sessão significa, Sr. Presidente Veneziano, a harmonia que deve existir entre as entidades que têm como mister gerenciar, gerir este País num ambiente de paz. V.Exa. está de parabéns! Desde ontem participo das festividades dos 130 anos do Tribunal de Contas da União.

    Quero também manifestar minha alegria de ter participado de todo o trabalho para aprovar o nome do meu querido amigo, médico como eu e meu paciente, que eu conheço desde a infância, Jhonatan de Jesus, do meu Estado de Roraima, que nosso partido Republicanos, aqui presidido pelo nosso querido amigo Marcos Pereira, dá como presente ao Tribunal de Contas da União.

    Acho que eu sou o maior testemunho aqui das qualidades pessoais, profissionais e parlamentares deste jovem Deputado Federal, que já está no seu quarto mandato. Eu sei da sua formação, da sua personalidade, é um homem de muito equilíbrio, um homem que sempre procura o consenso, o entendimento, alguém que enriquecerá nosso Tribunal de Contas da União.

    Desejo a Jhonatan uma vida profícua nesta longa caminhada que ele terá no Tribunal de Contas da União.

    Para finalizar, Sr. Presidente, para não me alongar, quero registrar, com muita honra, a presença do ex-Senador Mozarildo Cavalcanti, duas vezes Deputado Federal e duas vezes Senador nesta Casa, também um homem que me inspirou — dividimos muitas vezes os centros cirúrgicos dos hospitais em Boa Vista — e nos honra muito com sua presença aqui.

    Eu quero pedir vênia ao Presidente para lhe desejar vida longa, saudável, de modo que continue a me inspirar e a me aconselhar no decorrer desta minha vida parlamentar. Parabéns!

    Parabéns ao Tribunal de Contas do nosso País!

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 16/02/2023 - Página 30