Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apoio à ampliação dos membros participantes da Comissão Temporária Externa para acompanhar "in loco" a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras, no prazo de 120 (cento e vinte) dias.

Comentário sobre nunca ter se manifestado favoravelmente à forma como vem ocorrendo a exploração do garimpo no Estado de Roraima.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
População Indígena:
  • Apoio à ampliação dos membros participantes da Comissão Temporária Externa para acompanhar "in loco" a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras, no prazo de 120 (cento e vinte) dias.
Meio Ambiente:
  • Comentário sobre nunca ter se manifestado favoravelmente à forma como vem ocorrendo a exploração do garimpo no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2023 - Página 45
Assuntos
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Meio Ambiente
Indexação
  • APOIO, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, COMISSÃO EXTERNA, ACOMPANHAMENTO, CRISE, TRIBO YANOMAMI, REMOÇÃO, GARIMPEIRO, RESERVA INDIGENA, REGIÃO AMAZONICA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • COMENTARIO, AUSENCIA, MANIFESTAÇÃO, APOIO, FORMA, EXPLORAÇÃO, EXTRAÇÃO, OURO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - RR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu queria, como Relator dessa Comissão que acompanha a crise dos ianomâmis no nosso estado, salientar que nós temos trabalhado com muita parcimônia, com muito cuidado, tentando dar voz, vez e submeter as sugestões dos nossos membros ao nosso Presidente. A Senadora Eliziane está aqui presente e sabe. Eu, inclusive, conversei por telefone, mandei um ofício para ela, solicitando sugestões para que eu construísse o nosso plano de trabalho.

    Hoje tivemos uma reunião com o Presidente Chico Rodrigues. Todos foram convidados, mas, infelizmente, só eu, o Senador Mecias e o Presidente Chico participamos da reunião, em que construímos um arcabouço para o nosso plano de trabalho, que, certamente... O Presidente Chico combinou conosco que, amanhã, faríamos uma reunião, às 11h da manhã, para deliberarmos sobre o nosso plano de trabalho.

    Então, essa questão de se colocar aqui que nós não estamos respeitando o rito, que não estamos dando oportunidade aos membros... Eu refuto essa fala.

    E nós estamos lá, Senadora Eliziane, à disposição, à disposição de todos os membros.

    Eu acho que, realmente, deve ser ampliado o número de membros, até porque essa Comissão vai ser muito importante não só para Roraima, mas para o Brasil. E para mostrar ao mundo a realidade da nossa luta pelo Brasil, pelos nossos povos indígenas.

    Quero aqui dizer, de público, que nunca me manifestei favoravelmente ao garimpo da forma como está acontecendo em nosso estado, que depreda muito o meio ambiente, mas eu sempre me manifestei de uma maneira muito clara para que nós possamos discutir e criar um marco legal adequado para explorar as nossas riquezas com a aquiescência das populações naturais e com suas devidas compensações. Esse é o meu pensamento.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2023 - Página 45