Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Discurso em Sessão Solene destinada a homenagear Ruy Barbosa, patrono do Senado Federal.

Autor
Otto Alencar Filho (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Discurso em Sessão Solene destinada a homenagear Ruy Barbosa, patrono do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DCN de 02/03/2023 - Página 15
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • DISCURSO, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM POSTUMA, CENTENARIO, MORTE, RUY BARBOSA, ADVOGADO, JURISTA, POLITICO, PATRONO, SENADO.

    O SR. OTTO ALENCAR FILHO (Bloco/PSD - BA. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Bom dia a todos!

    Gostaria de saudar a Mesa, primeiramente, o Presidente da Mesa do Congresso Nacional, Exmo. Sr. Senador Rodrigo Pacheco; a Presidente do Supremo Tribunal Federal, a Exma. Sra. Ministra Rosa Weber; o Sr. Senador Otto Alencar, que tenho o orgulho de dizer que é o meu pai; o representante da Academia Brasileira de Letras e ex-Presidente Sr. José Sarney, que nos dá a honra aqui também; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Sr. José Alberto Simonetti; Senadores, Senadoras, Deputados e Deputadas Federais e aqueles que nos ouvem.

    É com imensa satisfação que venho a esta tribuna para participar da sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o centenário da passagem de Ruy Barbosa.

    Baiano como eu, o ilustre jurista ficou conhecido e reverenciado por defender a causa abolicionista juntamente com Joaquim Nabuco e José do Patrocínio.

    Com a Proclamação da República, em 1889, ele teve atuação marcante na formação do novo governo e na elaboração da primeira Carta Constitucional de 1891.

    Foi Deputado, Senador, Ministro e candidato a Presidente de República em várias ocasiões. Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e grande independência política.

    Participou da Convenção de Haia e defendeu com afinco a igualdade das nações, tendo atuação reconhecida mundialmente e sendo chamado de Águia de Haia.

    O jurista foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e fez sua passagem em 1923, deixando um enorme legado.

    Ruy Barbosa, que nesta Casa representou sua Província na 17ª e 18ª Legislaturas, durante o Império nas 17ª e 18ª Legislaturas, durante o Império, e, na República, integrou o Senado, pela Bahia, destacou-se com a sua atividade política. Utilizou o seu conhecimento jurídico e protagonismo como advogado para se tornar uma das maiores e mais importantes figuras brasileiras.

    O ilustre jurista, quando era Ministro da Fazenda, não poupou esforços e se empenhou, arduamente, em favor da fiscalização das contas públicas, de um controle externo e da transparência e, em 1890, assinou o decreto de criação do Tribunal de Contas da União.

    É considerado como Patrono do Senado, do Tribunal de Contas da União e dos advogados do Brasil.

    Hoje, 1º de março de 2023, completa-se o aniversário do centenário de passagem do excelso brasileiro Ruy Barbosa. Nada mais oportuno que este Parlamento renda as devidas homenagens àquele que foi um dos principais juristas e políticos do Brasil.

    Cumpre destacar que, em 28 de agosto de 1922, por força da Lei Estadual 1.601, a Vila Orobó foi elevada à categoria de cidade do Estado da Bahia, com o nome de Ruy Barbosa, em homenagem ao famoso jurista. Assim, em agosto passado, a cidade completou cem anos de sua emancipação.

    E, para concluir, eu gostaria de reafirmar a importância de Ruy Barbosa. Ele foi o que havia de melhor na política brasileira.

(Soa a campainha.)

    O SR. OTTO ALENCAR FILHO (Bloco/PSD - BA) – Ele mostrou a todos nós como ser um grande legislador: criticar, mas nunca insultar; opor-se, mas nunca brigar; dialogar, mas nunca discutir.

    E nós precisamos levar em consideração que, mesmo nesta Casa, no Congresso Nacional, de tantas divergências, para que a gente transforme o nosso país em um lugar melhor, mais desenvolvido e mais justo, precisamos nos unir pelas convergências e fazer com que este país seja um grande país, porque ele nasceu, realmente, para ser um dos primeiros do mundo.

    Muito obrigado a todos. Bom dia. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 02/03/2023 - Página 15