Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa positiva para o exercício do mandato de S. Exa. no período de 2023 a 2031, com destaque para a proposta de viabilização de recursos federais para áreas essenciais, como educação, segurança alimentar, infraestrutura e defesa da mulher. Compromisso com a melhoria do Estado do Maranhão.

Apoio à implementação do piso nacional da enfermagem.

Repúdio aos atos do dia 8 de janeiro de 2023.

Autor
Ana Paula Lobato (PSB - Partido Socialista Brasileiro/MA)
Nome completo: Ana Paula Dias Lobato Nova Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Direitos Humanos e Minorias, Educação, Saúde:
  • Expectativa positiva para o exercício do mandato de S. Exa. no período de 2023 a 2031, com destaque para a proposta de viabilização de recursos federais para áreas essenciais, como educação, segurança alimentar, infraestrutura e defesa da mulher. Compromisso com a melhoria do Estado do Maranhão.
Saúde:
  • Apoio à implementação do piso nacional da enfermagem.
Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:
  • Repúdio aos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
Aparteantes
Cleitinho, Eduardo Girão, Jorge Kajuru, Plínio Valério.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2023 - Página 17
Assuntos
Outros > Atividade Política
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Educação
Política Social > Saúde
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Indexação
  • EXPECTATIVA, MANDATO PARLAMENTAR, DESTINAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ALIMENTOS, INFRAESTRUTURA, DEFESA, MULHER.
  • APOIO, IMPLEMENTAÇÃO, PISO NACIONAL DE SALARIOS, ENFERMAGEM.
  • REPUDIO, ATENTADO, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, PRAÇA DOS TRES PODERES, CONGRESSO NACIONAL, PALACIO DO PLANALTO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA. Para discursar.) – Obrigada.

    Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, que honra ocupar esta tribuna como uma representante do povo do Maranhão!

    Quando Flávio me fez o convite para compor sua chapa ao Senado, aceitei-o com muita alegria e satisfação, porque sei que estou pronta para contribuir e, juntos, fazermos muito mais pelo nosso Maranhão e pelo nosso país.

    Enquanto Flávio Dino estiver no Ministério da Justiça e Segurança Pública, estarei no Senado cumprindo com todos os nossos compromissos. Trarei minhas experiências como Vice-Prefeita e Prefeita da minha querida Pinheiro, período muito enriquecedor e de muito aprendizado, quando pude conhecer, de fato, uma gestão pública e as reais necessidades do nosso povo.

    Daqui seguirei atenta a importantes temas para o Brasil e para o Maranhão, viabilizando recursos federais para áreas essenciais como educação, segurança alimentar, infraestrutura e – claro – para as pautas em defesa da mulher. Mas, como enfermeira, a saúde pública será tratada como prioridade.

    Seguirei cobrando, dialogando e trabalhando junto ao Governo Federal para encontrar uma solução rápida para a implementação do piso nacional da enfermagem. Nossa categoria, que foi linha de frente no combate à pandemia e é tão essencial no atendimento à população, merece ser valorizada.

    Neste momento de transição, manterei postura de uma democrata que sabe ouvir e respeitar as opiniões diferentes, mas também saberei defender as minhas com veemência.

    Sou do campo político liderado pelo Presidente Lula, com muito orgulho. Portanto, estarei envolvida no compromisso de conquistar a continuidade da transformação do Maranhão e a reconstrução do nosso país, cuidando das pessoas, olhando sempre para aquelas que mais precisam.

    Reafirmo o meu compromisso, enquanto estiver na cadeira de Senadora, de ajudar a fazer do Maranhão um estado ainda melhor para todos, especialmente no que tange às políticas para a saúde pública, mulher, família, trabalho, renda e educação. Ratifico esse meu compromisso com a consciência de que temos uma grande responsabilidade e uma importante missão a cumprir.

    Como se sabe, o Senado configura a união indissolúvel dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, realizando a República. Portanto, temos a noção precisa do que é o Senado e do muito que uma Senadora pode fazer pelo bem do Estado, não só boas leis, fazendo-as ou melhorando-as, porque o poder do Senado vai além. O Senado tem responsabilidades enormes quanto à governabilidade do país, como também no aperfeiçoamento da democracia e no fortalecimento das instituições nacionais.

    Cabe frisar aqui, Sr. Presidente, que os lamentáveis episódios do dia 8 de janeiro reforçaram a nossa convicção de que não há uma liberdade para cometer crimes e não é possível tolerar atos que atentem contra a democracia e a própria liberdade.

    Portanto, neste momento importante na minha vida, pela primeira vez ocupando esta tribuna, manifesto também nosso repúdio aos atos antidemocráticos e à ação de vândalos que afrontaram esta Casa, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Nunca é demais lembrar que as divergências ideológicas e de opinião são próprias da democracia e devem ter vez no debate político, mas não se confundem com os intoleráveis ataques violentos, que põem em risco as nossas instituições e a própria democracia.

    É com esse espírito, colegas Senadoras e Senadores, que assumo este mandato e ocupo esta tribuna para ressaltar que, com coragem, serenidade e muita força – a força da mulher maranhense, da mulher baixadeira que sou –, vamos fazer do Maranhão um estado ainda mais justo, digno e cada vez melhor para toda a nossa gente.

    Muito obrigada.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Um aparte, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Concedido, nobre Senador Kajuru.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para apartear.) – Obrigado, querido Chico.

    Bom, como Líder do PSB pela segunda vez nesta legislatura, quero aqui dizer sobre Ana Paula Lobato: eu a escolhi como minha Vice-Líder – e, durante o mandato, é evidente que ela também será Líder – não por ela ser mulher. É pelo preparo que eu comecei a ver, Ana Paula, ao te conhecer e conversarmos todo dia por telefone ou pessoalmente. Vi o seu amor pelo Maranhão, vi a sua preocupação com as causas que também são minhas, que eu comentei com você, sobre diabetes, sobre autistas, sobre doenças raras, sobre hemodiálise. Pedi a você que escolhesse as Comissões que você queria e vi o tanto que você quer trabalhar aqui como suplente desta reserva moral...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – ... do país que é o Senador Flávio Dino, hoje Ministro da Justiça. Com essa responsabilidade que você tem, você está totalmente preparada para isso. Pelas Comissões que você escolheu, você mostrou a que veio.

    Fico muito feliz de você estar conosco – nós quatro, Flávio Arns, você, eu e o Chico – no PSB, e, juntos, seremos parceiros em várias causas e evidentemente em proposituras.

    Seja bem-vinda, Ana Paula Lobato.

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA) – Obrigada.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Um aparte também, Sr. Presidente.

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA) – Obrigada, Senador Kajuru.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Eu queria saudar a nossa Senadora Ana Paula Lobato e dizer que é muito bem-vinda a esta Casa.

    O Estado do Maranhão fica pertinho ali do nosso Ceará, do Nordeste. E pode ter certeza de que colaboraremos com o que a gente puder aqui para as causas que a senhora falou – a defesa da vida, a questão da enfermagem, que estava na linha de frente, são verdadeiros heróis e precisam ser reconhecidos. E é muito bom saber que tem alguém que conhece o assunto, que vivencia isso, que tem, não apenas no sangue, mas na alma, esse compromisso com a vida.

    Então, seja muito bem-vinda a esta Casa. E, no que nós pudermos fazer, estamos aqui para dialogar e para trabalhar pelo Brasil pelo nosso Nordeste.

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA) – Obrigada, Senador.

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Presidente, me permite?

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Concedido o aparte ao Senador Plínio Valério.

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM. Para apartear.) – Quero saudá-la, Senadora, e fico alegre não só pela desenvoltura, mas pelo compromisso que vai ter com a classe de enfermagem.

    Hoje mesmo, numa audiência lá na Câmara Federal, fui procurado por uma comissão de enfermeiras que cobravam exatamente aquela questão do piso ainda.

    Então, a senhora vai se unir a nós, que lutamos por isso, e se dedicar tanto. É muito bom saber que a gente conta com uma pessoa, aqui no Senado, como a senhora.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Plínio Valério (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Bem-vinda, conte com a experiência da gente! E nós vamos procurar também aprender com a senhora.

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA) – Muito obrigada.

    O Sr. Cleitinho (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - MG) – Um aparte, Sr. Presidente.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para apartear.) – Cleitinho, só rapidinho, quero dizer que eu esqueci de algo. Ela tem como companheiro, como seu amado esposo, o melhor Deputado Estadual da história do Maranhão, Presidente várias vezes da Assembleia Legislativa, o Othelino. Portanto, é fácil demais ser Senadora desse jeito, não é? (Risos.)

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Concedo um aparte a V. Exa., Senador Cleitinho.

    O Sr. Cleitinho (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - MG. Para apartear.) – É para desejar a V. Exa., Ana Paula, que seja bem-vinda! Vocês vão me conhecer aqui e vocês vão ver que eu não sou nem extremista, nem radical. Eu acho que o extremo limita as pessoas; eu acho que o bem comum é o mais importante. A gente está falando aqui da enfermagem, e eu quero ser um aliado aqui para a gente poder valorizar a classe da enfermagem. Então, você conte com o meu mandato, independentemente de a gente... Nessa situação de governo, eu não sou aliado do Governo, mas eu sou aliado do povo. Então, tudo o que for a favor do povo aqui eu jamais vou atrapalhar. Conte com o meu mandato também! Seja bem-vinda!

(Soa a campainha.)

    A SRA. ANA PAULA LOBATO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - MA) – Muito obrigada.

    Agradeço aos colegas Senadores pela acolhida nesta Casa e digo a vocês que estaremos juntos tanto na causa da enfermagem, como na das mulheres, da saúde, da educação e daqueles que mais precisam.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2023 - Página 17