Discurso durante a Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Defesa de isonomia salarial entre homens e mulheres. Necessidade de combate à violência doméstica.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Mulheres:
  • Defesa de isonomia salarial entre homens e mulheres. Necessidade de combate à violência doméstica.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2023 - Página 38
Assunto
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • DEFESA, ISONOMIA SALARIAL, MULHER, IGUALDADE, GENERO, PUNIBILIDADE, VIOLENCIA DOMESTICA.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Para discursar.) – Bom dia a todas, a todos!

    Hoje é um dia não mais especial do que todos os outros dias, mas um dia importante para a gente reforçar a reflexão sobre a igualdade de gênero, sobre as injustiças, sobre o que a nossa sociedade ainda tem de involuída e o que ela precisa evoluir.

    Eu tenho ouvido muito e percebido muito que existe uma violência silenciosa que tem produzido e que é a base da vitimização e da criminalidade contra as mulheres, que é a violência psicológica inicial, que ocorre em todos os ambientes onde a gente vive. Eu diria que este é, dos males, o maior porque é daí que surge a decorrência de todos os outros. No momento em que, numa sociedade, ocorre qualquer forma de discriminação e quando ser deste ou daquele gênero enseja algum tipo de discriminação, começa o processo de subjugação. E a subjugação pressupõe o exercício do poder de um sobre o outro. E se a discriminação é por conta do gênero, porque é mulher, aí nós estamos numa situação de muita involução e de pouca civilidade.

    Nós precisamos olhar, ficar atentos às pequenas humilhações que as mulheres vivem o tempo inteiro: é no trabalho, é na relação com os seus companheiros, é na política, em todos os lugares. Não há como nós superarmos essa base, que hoje representa o principal elemento produtor da opressão sobre as mulheres, se nós não nos atentarmos para a violência psicológica, que é a base e o início de tudo e que tem como centro a discriminação por conta do gênero. E a discriminação é, dos crimes, o mais grave de todos porque quando você discrimina pela cor você cria uma diferença; quando você discrimina pela etnia, você cria uma diferença; quando você discrimina pela religião, você cria uma diferença; quando você discrimina pelo gênero, você cria uma diferença.

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – E essa diferença é, na prática, a base para o exercício do poder de um sobre o outro. E a partir daí, deste exercício de poder, a violência se estabelece – e se estabelece de diversas formas, e se estabelece com as mulheres.

    Então vou ser breve. Nós temos que aprovar, nesta Casa, a igualdade de salário entre homens e mulheres para todas as atividades e em qualquer profissão. Isso está ao nosso alcance. Não está ao nosso alcance presenciar e vivenciar, dentro dos lares, essa discriminação que é estrutural e que se reproduz no lar, essa discriminação que é estrutural e que se reproduz no trabalho.

    Mas nós podemos começar dando um passo firme: homens e mulheres devem ganhar o mesmo salário. Nós devemos criar programas e criar as condições para que, no sistema educacional, de uma maneira geral, não sejam permitidas discriminações de nenhum tipo, principalmente quando se trata de gênero.

    Então, temos uma tarefa gigante e precisamos admitir que essa discriminação é estrutural.

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Assim como o racismo é estrutural, a discriminação de gênero é estrutural, a discriminação religiosa é estrutural e todas as formas de discriminação geram subjugação e, como decorrência, a violência e a morte.

    Portanto, fica aqui uma reflexão para que todos nós, neste dia importante, em que a gente discute com mais profundidade a questão das mulheres, nós precisamos dar esse passo, Senadora Soraya Thronicke, nós precisamos devolver, voltar para este Plenário esse projeto de salário igual para homens e mulheres na mesma função.

    E precisamos, no sistema educacional, organizar, porque há um debate hoje sobre o ensino médio...

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – ... que está sendo uma tragédia para a educação no Brasil. Nós precisamos retomar as questões de fundo, que se estruturam em cima do respeito, que se estruturam em cima da igualdade, da justiça, de valores que efetivamente produzem civilidade e, de fato, podem nos dar a condição de viver num mundo que caminha num processo civilizatório constante. E acho que é um bom momento para a gente fazer a reflexão: salários iguais para homens e mulheres e contra todas as formas de discriminação, porque ela é a base do desrespeito, da subjugação, da violência e da morte.

    Obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2023 - Página 38