Pronunciamento de Esperidião Amin em 13/03/2023
Fala da Presidência durante a 8ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura de sessão especial destinada a comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, de Blumenau (SC).
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Abertura de sessão especial destinada a comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, de Blumenau (SC).
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/03/2023 - Página 9
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, CRIAÇÃO, HOSPITAL, SANTA CASA DE MISERICORDIA, DISTRITO, BLUMENAU (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - SC. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 663, de 2022, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal em 2022.
A sessão é destinada a comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, Santa Catarina.
Quero cumprimentar todos os que prestigiam esta sessão, em grande número e grande representatividade, e convidar para, por favor, ocuparem esta mesa: Sr. Mário Hildebrandt, Prefeito da cidade de Blumenau; Sr. Deputado Ivan Naatz, que representa aqui a Assembleia Legislativa de Santa Catarina; a Sra. Vânia de Oliveira Franco, Secretária Executiva de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, representando o Sr. Governador Jorginho Mello, que foi um dos subscritores deste requerimento, juntamente com o Senador Dário Berger; e o Sr. Hellmuth Danker, Presidente do Hospital Misericórdia.
Logo em seguida, registrarei ainda a presença das demais autoridades que se fazem aqui presentes, para o que eu peço o concurso dos nossos colaboradores.
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos a execução do Hino Nacional Brasileiro.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – Assistiremos a seguir a um vídeo institucional de cerca de oito minutos.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - SC. Para discursar - Presidente.) – Dando sequência, desejo registrar que o Senado Federal se reúne, no dia de hoje, nesta sessão especial celebrando o centenário do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, fruto do Requerimento nº 663, de 2022, encabeçado por este que vos fala, Senador Esperidião Amin, e pelos então Senadores Jorginho Mello e Dário Berger, além de outros Sras. e Srs. Senadores desta Casa.
Trata-se de instituição beneficente, como nós pudemos ver, responsável por boa parte dos atendimentos médicos da região norte da cidade de Blumenau e municípios vizinhos. Sua existência de vida decorre de tradição do socorro mútuo típica da colonização solidária que ali se estabeleceu.
A criação da Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava se deu, como já registrado, por iniciativa de lideranças comunitárias, tais como o Sr. Max Haufe, farmacêutico, e o médico Dr. Alfredo Hoess, responsáveis pelo início do atendimento médico na região, além dos Srs. Max Wulf, Carl Bauer e Frederico Kuelian, que, em março de 1923, juntamente com moradores de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba – ainda pertencendo a Blumenau –, Luiz Alves e Gaspar, se cotizaram para reunir os fundos necessários, como o vídeo já nos mostrou.
O prédio original, em típica arquitetura enxaimel, está tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. E, hoje, o novo hospital com as suas novas instalações estão destinados a bem servir a toda a comunidade.
Atualmente, também como já frisado, a entidade é presidida pelo Sr. Hellmuth Danker, que conta com mais de meio século de serviços prestados à instituição.
Ao longo desses cem anos, o hospital se tornou fundamental na prestação de serviços médicos à população, incluindo a recente pandemia de covid-19, que praticamente coincidiu com a entrada em operação de suas novas instalações, permitindo o socorro imediato nesta que é uma das mais desafiadoras crises sanitárias do século XXI.
Atualmente, o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava é referência em saúde na sua região, especialmente nas áreas de saúde mental e cirurgias de baixa e média complexidade, se destacando em cirurgias de catarata, que já ultrapassaram a marca de 10 mil por mês.
Além disso, eu gostaria de reiterar o que tive oportunidade de dizer, no dia próprio dia da celebração dos cem anos, que o Hospital Misericórdia pratica o conceito de tornar verbo um substantivo, porque, seguindo a linha de raciocínio do Papa Francisco, ele não é o ato de misericórdia; ele é o processo, o verbo "misericordiar" no futuro e no gerúndio, "misericordiando", como ensina, repito, o Papa Francisco na sua fala sobre a palavra misericórdia, que eu peço que fique constando deste pronunciamento, sob o título de "Misericórdia: de substantivo a verbo".
Parabéns ao hospital pelo aniversário, estendendo os cumprimentos a todas as famílias pioneiras que criaram e mantêm viva a instituição agora centenária, que hoje está compreendida no universo das santas casas, das casas filantrópicas, cuja história provém desde o Brasil Colônia, enriquecendo o esforço de solidariedade de todos nós em prol do nosso irmão. É um exemplo, portanto, para o país.
E esta homenagem se direciona tanto à nossa querida Vila Itoupava, a Blumenau, ao Vale do Itajaí, a Santa Catarina, mas ao Brasil, porque, não fossem as santas casas, as nossas dificuldades com a saúde seriam imensas, muito maiores do que essas com as quais nós convivemos e procuramos superar. Por isso, esta sessão deve ser entendida como um tributo que o Senado presta a um bom exemplo e um esforço para tornar este exemplo algo vivo na imaginação e no ideário de todos nós.
Cabe-me, neste momento, conceder, com muita honra, a palavra ao Deputado Ivan Naatz, que representa aqui a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
V. Exa. pode ocupar a tribuna, coisa que gosta de fazer com bastante frequência. Sinta-se em casa.
DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR ESPERIDIÃO AMIN.
(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)
Matéria referida:
– Misericórdia, de nome a verbo, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.