Presidência durante a Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de sessão especial destinada a comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, de Blumenau (SC).

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Encerramento de sessão especial destinada a comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, de Blumenau (SC).
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2023 - Página 18
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, CRIAÇÃO, HOSPITAL, SANTA CASA DE MISERICORDIA, DISTRITO, BLUMENAU (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – Eu gostaria, antes de promover o encerramento desta sessão, que certamente registra com justiça o exemplo do Hospital Misericórdia e daqueles que o conduziram até agora e que o conduzirão na sua trajetória futura, de registrar também uma homenagem aos hospitais filantrópicos e às santas casas.

    Quero agradecer a presença de todos, dos representantes dos Parlamentares, daqueles que prestigiam este evento, e muito especialmente dos nossos visitantes: os senhores embaixadores de Cabo Verde, do Canadá e da Áustria, que demonstram, com a sua presença, a valorização desse espírito universal que o meu país e Santa Catarina, em especial, representamos.

    Eu sou filho de imigrantes – sou da primeira geração. Minha mãe nasceu no cantão alemão da Suíça, fugindo da Primeira Guerra Mundial a sua família em 1915, 1916, da Itália, do Veneto, região de nascimento do meu avô materno e da minha avó materna. E o meu pai veio do Líbano. Ou seja, eu sou um pedaço dessa forma que o Darcy Ribeiro, nosso grande político e antropólogo, definiu como sendo o povo brasileiro. E por isso somos vocacionados para a solidariedade, para a tolerância, para a coexistência.

    Acho que hoje nós fotografamos esta virtude brasileira da coexistência, e a presença dos senhores, em especial, num mundo tão conturbado quanto este em que nós vivemos, é uma demonstração de valorização disto que eu chamo de tolerância, coexistência entre diferentes.

    Ao promovermos o encerramento desta sessão, nós ouviremos o Hino de Santa Catarina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2023 - Página 18