Discurso durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem às mulheres em virtude da passagem do Dia Internacional da Mulher. Exposição da atuação política de S. Exa. em prol das mulheres do Estado do Acre e do Brasil.

Autor
Alan Rick (UNIÃO - União Brasil/AC)
Nome completo: Alan Rick Miranda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres:
  • Homenagem às mulheres em virtude da passagem do Dia Internacional da Mulher. Exposição da atuação política de S. Exa. em prol das mulheres do Estado do Acre e do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2023 - Página 20
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • HOMENAGEM, MULHER, DIA INTERNACIONAL, COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, FAVORECIMENTO, GENERO, PAIS, ENFASE, ESTADO DO ACRE (AC).

    O SR. ALAN RICK (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - AC. Para discursar.) – Sras. Senadoras, caras espectadoras dos canais de comunicação desta Casa, nós vivemos um mês importante, que é o mês das mulheres, e eu gostaria de aproveitar este momento para celebrar e homenagear as nossas mulheres nas pessoas de minha mãe, D. Gorete, minha esposa, Michele, minhas irmãs, Mirla, Evelyn e Dayranjes, e de todas as mulheres que fizeram parte da minha vida, minhas professoras, minhas avós. Enfim, as mulheres não têm apenas um dia e nem apenas um mês; elas têm a nossa vida inteira para serem homenageadas.

    O Livro de Provérbios, que foi escrito há mais de 3 mil anos, nos diz assim:

Ela escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa e dá tarefas às suas servas. [...] Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio [...], e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. [...] Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.

    Todos sabemos da luta das mulheres desde sempre, mas eu, como homem, sei que não consigo ter a dimensão exata de como é ter o amor, a dedicação e o carinho de uma mulher. Mas sei que, como nos mostra o texto bíblico, a grandeza de vocês mulheres, minha Senadora Damares, é reconhecida desde os primórdios da humanidade. Se nós homens fôssemos suficientes, Deus não teria criado a mulher. Mas Ele as criou porque sabia que não viveríamos sem vocês.

    Claro que esse texto bíblico está no contexto do tempo em que foi escrito, mas trazendo para os dias de hoje, Sras. Senadoras, percebemos que a habilidade, força, resiliência, dedicação, delicadeza e bondade das mulheres das quais o texto fala são, em sua essência, as mesmas que as mulheres sempre tiveram para enfrentar todas as adversidades, as opressões, as submissões, as perseguições ao longo dos tempos.

    Sras. Senadoras, queridas mulheres aqui presentes, eu sou fruto de uma casa de mulheres fortes, mulheres lutadoras, trabalhadoras, inteligentes, amorosas e sábias. Como falei no início, minha mãe, D. Gorete, nos criou praticamente sozinha, a mim e minhas irmãs. E foi com o exemplo dessas três grandes mulheres, maravilhosas, que me tornei quem sou hoje.

    E, como homem público, tenho direcionado meus esforços em prol das mulheres do meu Estado do Acre, por meio da destinação dos recursos oriundos do Orçamento da União, como, por exemplo, os investidos na aquisição de equipamentos para as nossas maternidades em Rio Branco, em Cruzeiro do Sul, para os hospitais da criança, para o Centro de Parto Normal do hospital do Município de Tarauacá, Hospital Dr. Sansão Gomes. Além disso, recursos para aquisição de Patrulhas Maria da Penha, Senadora Damares, com cujo apoio, iniciamos esse trabalho, entregamos patrulhas, iniciamos a obra de casas da mulher brasileira no meu estado. Por isso, hoje também a homenageio, por todo o seu trabalho, por toda a sua luta em defesa das mulheres deste país.

    São mais de R$24 milhões investidos em creches para que as mães possam levar seus filhos e terem a tranquilidade para trabalhar e garantir o sustento de seus lares.

    Também sou autor da lei que cria a Política Nacional de Conscientização e Orientação sobre uma doença rara que afeta mulheres em idade fértil, a linfangioleiomiomatose – que, inclusive, afeta uma das servidoras mais antigas do meu gabinete, a Angela –, uma doença pulmonar que atinge mulheres e pode causar obstrução brônquica e vascular, bem como formação de cistos nos pulmões. Essa política pretende incentivar ações para capacitar profissionais da saúde, criar centros de referência e implantar um sistema nacional de coleta e processamento de dados sobre casos dessa enfermidade.

    Quero lembrar ainda que, no ano passado, aprovamos, na Câmara dos Deputados, 200 projetos da Bancada Feminina – 85 deles foram sancionados pelo Presidente Bolsonaro; outros vieram para o Senado e terão em mim, nesta Casa, um apoiador.

    Para encerrar, quero desejar a todas vocês mulheres um feliz Dia das Mulheres, que foi ontem, e um feliz mês das mulheres, em especial às mulheres da minha vida, que já citei aqui, e também às mulheres do meu Estado do Acre e da nossa bancada federal. Quero dedicar também a todas as servidoras do Senado, às servidoras dos nossos gabinetes, às contínuas que trabalham e que cuidam tão bem de nós em nossos gabinetes, a todas as Sras. Senadoras e servidoras desta Casa. Quero também fazer uma menção honrosa à nossa querida Diretora Ilana Trombka e, na pessoa dela, cumprimentar também as mulheres que já dirigiram partes importantes, instituições importantes do nosso Senado. A todas as mulheres do nosso Estado do Acre e do Brasil, parabéns! Que Deus as abençoe!

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2023 - Página 20