Pronunciamento de Jorge Kajuru em 09/03/2023
Pela ordem durante a 7ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Crítica ao discurso de Deputado Federal proferido na Câmara dos Deputados por ocasião do Dia Internacional da Mulher e manifestação de solidariedade à Deputada Tabata do Amaral, do PSB, que enfrentou o orador.
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atividade Política,
Direitos Humanos e Minorias:
- Crítica ao discurso de Deputado Federal proferido na Câmara dos Deputados por ocasião do Dia Internacional da Mulher e manifestação de solidariedade à Deputada Tabata do Amaral, do PSB, que enfrentou o orador.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/03/2023 - Página 33
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Indexação
-
- CRITICA, DISCURSO, DEPUTADO FEDERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, DIA INTERNACIONAL, MULHER, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, CONGRESSISTA, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), DISCUSSÃO, ORADOR.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado, querido Presidente Rodrigo.
Eu vou na linha sua, Fabiano, porque antes eu conversei com brasileiras 100% do bem, a Senadora Tereza Cristina, a Senadora Damares, o Cleitinho, o Marcos do Val, o Girão, você, e só não estava o meu amigo pessoal Magno Malta. Para mim, ontem, o que aconteceu na Câmara Federal foi um momento báratro. Báratro! Como a maioria, de repente, lá na Câmara não entende o que significa báratro, eu vou traduzir: precipício daquela Casa. Um espetáculo horroroso. Eu não vou citar o nome, disse ao Cleitinho. Eu não respondo por baixo; só por cima, e aí seria uma resposta subterrânea. E não vou dar importância a quem não a tem.
Agora, eu aqui quero apresentar a minha solidariedade total pela sua ética rara, pela sua coragem também rara, da única mulher que enfrentou aquele momento vivido ontem na Câmara Federal, que foi a Deputada Federal, prazerosamente do meu partido histórico, o PSB, a Tabata Amaral. Parabéns, Tabata! Você agiu bem, representou as mulheres brasileiras.
E evidentemente que, daqui para a frente, esperamos ter punição para esse tipo de ato, que você não sabe defini-lo como desprezível, deplorável, e a gente não pode dizer que alguém assim seja ser humano. Esse ser não é desse planeta.
Obrigado.