Pela Liderança durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Felicitações ao médico legista Genival Veloso de França, o Dr. Genival, pelo seu aniversário de 90 anos.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Felicitações ao médico legista Genival Veloso de França, o Dr. Genival, pelo seu aniversário de 90 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 10/03/2023 - Página 36
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, MEDICO LEGISTA, COMENTARIO, VIDA, PERSONAGEM ILUSTRE, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA (UFPB), UNIVERSIDADE ESTADUAL, FEIRA DE SANTANA (BA), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), ESCRITOR, PUBLICAÇÃO, LIVRO, ASSUNTO, MEDICINA.

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - RR. Pela Liderança.) – Bom dia, Presidente, Sras. e Srs. Senadores e Senadoras.

    Hoje eu uso esta tribuna para fazer uma homenagem a uma personalidade muito importante para o nosso país: o professor e escritor, meu colega médico, médico legista, como eu – porque eu sou médico legista e oftalmologista –, Genival Veloso de França, que completou 90 anos no último dia 4, neste mês.

    O Dr. Genival, paraibano de nascimento, teve uma longa e produtiva carreira no exercício da Medicina. Lecionou disciplinas relacionadas à Medicina Legal na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Universidade de São Paulo, entre outras – isso no Brasil. Também teve uma atividade muito grande na docência no exterior. Escreveu livros sobre Direito Médico, Medicina Legal e Ética Médica. Integra, como membro titular, a Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social.

    Mas talvez os maiores méritos do Dr. Genival sejam o zelo e a diligência com que exerceu a Medicina, que lhe valeram a estima e a admiração de pacientes, alunos e colegas mundo afora. Quero concluir este meu breve pronunciamento com uma citação do professor português Duarte Nuno Vieira, da Universidade de Coimbra, que presidiu a Academia Internacional de Medicina Legal e o Conselho Europeu de Medicina Legal. O Prof. Duarte Nuno, de seu escritório no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em missão no Marrocos, deu o seguinte depoimento:

Conheci o Dr. Genival nos anos 1990, na década final do século passado. A empatia nascida desse primeiro encontro tornou-se uma forte amizade, que o passar dos anos tem tornado cada vez mais intensa. O professor Genival é um professor brilhante, um escritor claro, um acadêmico que eu estimo muito, um homem de ideias e convicções, um profissional solidário com os colegas, um amigo dedicado, um chefe de família carinhoso, um cidadão interventivo e exemplar [...], com um otimismo contagiante e salutar e com uma também contagiante vontade de viver.

    Essa declaração do Prof. Duarte Nuno, uma autoridade mundial no ramo da Medicina Legal, soma-se a muitas das manifestações do justo reconhecimento que o Dr. Genival recebeu ao longo da vida.

    Quero acrescentar os meus bons votos de parabéns ao Dr. Genival, desejando uma vida feliz e exitosa junto de sua família, agradecendo pelo seu trabalho em nome da sociedade brasileira.

    Eu tive a honra e o prazer de ser aluno do Prof. Genival, receber dele orientações em necrópsias difíceis. Eu sou uma testemunha viva da dedicação, da seriedade, da competência desse meu querido amigo que ornamenta a academia da Medicina do nosso país.

    Um grande abraço, meu querido amigo Genival Veloso de França, e que Deus o abençoe.

    Muito obrigado, Presidente, muito obrigado a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/03/2023 - Página 36