Pela ordem durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos da América.

Solidariedade a Patrícia Linares, vítima de episódio de etarismo.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática:
  • Comentários sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos da América.
Direitos Humanos e Minorias:
  • Solidariedade a Patrícia Linares, vítima de episódio de etarismo.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2023 - Página 68
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • ACORDO, SALVAGUARDA, TECNOLOGIA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), INTERNET.
  • SOLIDARIEDADE, ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, DISCRIMINAÇÃO, IDADE.

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, só quero dar aqui o testemunho. Sobre esse acordo de salvaguarda tecnológico, votado aqui pelo Congresso Nacional, lá da Base de Alcântara. Eu tive oportunidade de participar dessa missão lá em Kourou, e o grupo que participou e que debateu o assunto é a prova viva de que dá para dialogar, dá para se unir a favor do Brasil, quando a pauta é acima dos interesses ideológicos, partidários, de oposição ou situação.

    Agora, recentemente, nesse congresso em Barcelona, um dos maiores congressos do mundo, tivemos a oportunidade de conversar antes da ida dele e voltei ainda mais convencido, Ministro Marcos Pontes, de que o Brasil tem ainda muito que avançar, muito que caminhar.

    A palavra de ordem é "conectividade", principalmente inclusão digital e social. A internet precisa ser um item de cesta básica no Brasil. Não dá para se falar em inclusão, não dá para se falar de desenvolvimento sem a família de baixa renda, lá no Minha Casa, Minha Vida ou lá na periferia do canto do Brasil não ter acesso à internet.

    Eu estou, inclusive, estudando – adianto aqui a V. Exa. – a possibilidade de se criar uma frente aqui no Congresso Nacional em defesa de infraestruturas neutras que deem condições de todos terem o seu serviço.

    Você chega lá em Lisboa, Portugal, e se o cidadão não quer mais a distribuição de energia de uma determinada empresa, ele pode mudar para outra empresa, vira a chave, Senador Kajuru. Aqui, não. Você fica preso por monopólios, e essa área de infraestrutura não pode ter monopólio, tem que ser democratizada, para que o pequeno provedor ou o grande possam ter acesso e dar acesso a um bom serviço à população.

    Encerro também, Presidente – não poderia deixar de fazer o registro... Encerrou-se a semana das mulheres, mas todo dia é o dia delas, e eu quero lhe dizer que toda nossa solidariedade vai para Patrícia Linares, ela que foi vítima do etarismo. Todos aqui acompanharam de forma perplexa lá na faculdade. Ela faz o curso de Biomedicina, em Bauru, e hoje está completando 45 anos de idade.

    Patrícia, o meu pai tem 76 anos, vai fazer 77 anos de idade. E ele, com 70 anos de idade, se formou no curso de Direito. Todo dia é dia de você começar, todo dia é dia de você enfrentar e criar o seu próprio futuro. Nós somos arquitetos do nosso próprio destino, ninguém pode desanimar o brasileiro, principalmente o brasileiro ali da ponta, que vive o dia a dia para sonhar em dar o melhor para a sua família, não pode se desestimular. Às vezes, não por maldade, mas por tamanha... Hoje, com a nossa juventude, infelizmente, a situação está tão rasa, tão difícil, que as pessoas não têm mais noção do que ofende, do que agride ou o do que pode destruir de verdade um sonho ou uma família.

    Então, eu quero aqui dizer a todas as Patrícias, a todos os Deusdetes, como o meu pai, e a todos os brasileiros que querem voltar a estudar ou voltar a sonhar e recomeçar que nunca é tarde. Pode começar, porque eu tenho certeza de que o nosso sonho, com certeza, sempre será o limite do que nós vamos impor à nossa vida.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2023 - Página 68