Presidência durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de permissão ao plenário para colocar em pauta o Requerimento nº 159, de 2023, de realização de Sessão de Debates Temáticos, a fim de debater o tema “Juros, Inflação e Crescimento”.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Fiscalização e Controle da Atividade Econômica:
  • Pedido de permissão ao plenário para colocar em pauta o Requerimento nº 159, de 2023, de realização de Sessão de Debates Temáticos, a fim de debater o tema “Juros, Inflação e Crescimento”.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2023 - Página 71
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Fiscalização e Controle da Atividade Econômica
Matérias referenciadas
Indexação
  • PEDIDO, AUTORIZAÇÃO, PLENARIO, PAUTA, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, JUROS, INFLAÇÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senador Cid Gomes.

    Declaro encerrado o período do expediente e aberta a Ordem do Dia.

Início da Ordem do Dia

    Eu gostaria, no primeiro item da Ordem do Dia, de informar aos Srs. Senadores, ao mesmo tempo, pedindo permissão para inclui-lo na pauta do Senado Federal, sobre um requerimento de autoria desta Presidência, Senadora Zenaide, Senador Plínio Valério, Senador Líder Jorge Kajuru, Senador Oriovisto Guimarães, Líder do Podemos, Senador Rogerio Marinho, Senador Cleitinho e Senador Carlos Portinho.

    É um requerimento de autoria desta Presidência para a realização de uma sessão de debates no Plenário do Senado Federal com o tema juros, inflação e crescimento, que é um tema que tem sido muito suscitado e muito movimentado no país atualmente, com discussões que, por vezes, ensejam muitas divergências. E seria muito importante haver uma sessão que envolvesse personagens da política e da economia do Brasil no Plenário do Senado Federal, que tem a atribuição constitucional de tratar dessas matérias relevantes, para que pudéssemos extrair conclusões que sejam assertivas, tecnicamente corretas e com base empírica, para poder seguir um caminho de crescimento, com contenção da inflação e, naturalmente, com aquilo que é o desejo de todos, inclusive do próprio Banco Central do Brasil, não tenho dúvida, que é a redução da taxa de juros no país.

    Por isso, eu fiz esse requerimento, nos termos do inciso IV do §7º do art. 154, propondo a presença do Sr. Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; da Sra. Ministra do Planejamento e Orçamento, nossa ex-colega Senadora Simone Tebet; e do Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Roberto Campos Neto. E já há um requerimento da Comissão de Assuntos Econômicos, na Presidência do Senador Vanderlan Cardoso, já aprovado, para um convite ao Sr. Presidente do Banco Central para que esteja no Senado Federal a debater a questão da taxa de juros, o que é atribuição da CAE – e eu reconheço e elogio o trabalho do Senador Vanderlan e a iniciativa desse convite. Haveria também a presença do ex-Presidente do Banco Central Armínio Fraga; do Diretor-Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, o ex-Presidente da Câmara e ex-Deputado Rodrigo Maia; do Presidente da Federação dos Bancos (Febraban), Sr. Isaac Sidney Menezes Ferreira; de representantes da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional do Transporte e da Confederação Nacional do Comércio, os seus respectivos Presidentes ou quem os Srs. Presidentes designarem como representantes dessas instituições do setor produtivo para essa discussão; também do representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, presidida pelo Josué Gomes da Silva; do representante do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon); do representante da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE); e de três economistas sugeridos por esta Presidência: o Sr. Marcos Lisboa, o Sr. Carlos Viana de Carvalho, xará do nosso colega Senador da bancada mineira Carlos Viana, e também o economista Bruno Funchal.

    É uma representatividade bem eclética para que possamos, no Plenário do Senado Federal, numa longa tarde ou numa longa manhã, o que será designado ainda pela Presidência, poder oportunizar a todos a definição de caminhos que o Brasil pode seguir – não é só o Governo – na retomada do seu crescimento, na contenção da inflação e na redução da taxa de juros. Por isso, essa iniciativa da Presidência para trazer para o Plenário esse tema, como outros temas devem ser trazidos e constantemente são trazidos nas sessões de debates do Senado Federal, que são muito produtivas.

    Por isso, peço a permissão dos Srs. Senadores para anunciar a inclusão deste Requerimento nº 159, de 2023.

    Quer a palavra, Senador Rogerio?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2023 - Página 71