Não classificado durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a correlação entre o aborto e estatísticas internacionais de suicídio, casos de envolvimento com álcool e drogas e casos de doenças.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Não classificado
Resumo por assunto
Mulheres, Saúde:
  • Comentários sobre a correlação entre o aborto e estatísticas internacionais de suicídio, casos de envolvimento com álcool e drogas e casos de doenças.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2023 - Página 92
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Indexação
  • CORRELAÇÃO, ABORTO, SUICIDIO, ENTORPECENTE, ALCOOL, DOENÇA, CANCER.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eu queria, Senador, só fazer um breve...

    O SR. PRESIDENTE (Rogério Carvalho. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Com a palavra o Senador, pela...

    Está inscrito? Depois o senhor se manifesta.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Não, é porque é só para falar do art. 14.

    O SR. PRESIDENTE (Rogério Carvalho. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Mas senão vai virar um debate entre vocês dois.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Não, não é debate não. Eu quero concordar com ela. Eu quero fazer uma colocação com relação à fala importante da Senadora Mara.

    O SR. PRESIDENTE (Rogério Carvalho. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Senador, o senhor teve 14 minutos para poder manifestar a sua posição. Ela levantou um pela ordem e, agora, com a palavra o Senador Sergio Moro, que está inscrito como orador.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Senador, eu queria reiterar...

    O SR. PRESIDENTE (Rogério Carvalho. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Depois, o senhor me pede pela ordem, que eu, depois da fala do Senador Sergio Moro, passo pela ordem.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... porque eu acho importante engrandecer esse debate. Eu acho importante até fazê-lo, enquanto o Senador Sergio Moro sobe à tribuna, se o senhor me permitir...

    O SR. PRESIDENTE (Rogério Carvalho. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE) – Por favor.

    Senador.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Pronto. Eu lhe agradeço.

    Em primeiro lugar, eu quero cumprimentar a Senadora Mara Gabrilli...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... por quem eu tenho o maior respeito e admiração.

    Longe de mim julgar. Em meu pronunciamento, que eu já fiz algumas vezes aqui nesta Casa desde que assumi, sempre falo na palavra acolhimento. É um trauma gigantesco para a mulher.

    Eu tenho um trabalho que eu já desenvolvo há mais de 10 anos, que leva o nome da minha mãe, no Ceará, que acolhe mulheres que estão sendo ameaçadas com relação ao aborto, muitas vezes pelo companheiro. O homem, muitas vezes, é responsável por fazer com que ela pratique o aborto.

    E eu acredito apenas no seguinte: é minha obrigação falar das estatísticas internacionais de suicídio, de casos de envolvimento com álcool e drogas, de casos de doenças, inclusive o câncer, porque essas universidades fazem uma relação por causa do aborto, até em proteção não apenas da criança, mas em proteção da mulher também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2023 - Página 92