Fala da Presidência durante a 14ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Secretaria de Tecnologia da Informação - Prodasen.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Secretaria de Tecnologia da Informação - Prodasen.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2023 - Página 7
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SECRETARIA, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO, SENADO, CENTRO DE INFORMATICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DO SENADO FEDERAL (PRODASEN).

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 91, de 2023, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a comemorar os 50 anos da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen).

    Convido, para compor a mesa, os seguintes convidados: Sr. Márcio Tancredi, Diretor-Executivo de Gestão, representando a Diretoria-Geral da Casa – podem bater palmas para animar um pouco. (Palmas.)

    Convido também o Sr. José Roberto Leite de Matos, Secretário-Geral da Mesa Adjunto, representando a SGM. (Palmas.)

    Convido também o Sr. Alessandro Pereira de Albuquerque, Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). (Palmas.)

    Convido também o Sr. Eduardo Jorge Caldas Pereira, ex-Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), que participa de forma remota. (Palmas.)

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) – Assistiremos agora a um vídeo institucional.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar - Presidente.) – Quero cumprimentar o Diretor-Executivo de Gestão aqui do Senado Federal, Sr. Márcio Tancredi; o Secretário-Geral da Mesa Adjunto do Senado Federal, Sr. José Roberto Leite de Matos; o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen), Sr. Alessandro Pereira de Albuquerque; todos os servidores do Prodasen; todos os servidores desta Casa; os convidados e amigos.

    É meio século e mais um ano, mas parece que foi ontem que tudo estava ali sendo digitado, texto por texto, história por história. Era o ano de 1972, 50 anos atrás, e a palavra digitar sequer existia no nosso vocabulário. Estávamos nos preparando para um outro século e uma revolução que se iniciava no mundo e o Brasil já entendia de que faria parte.

    E foi aqui no Prodasen que tudo isso começou.

    Como fazer com os documentos de toda uma vida de história política e social de um pais? Como, já que os espaços e a manutenção dessa história corriam risco de serem destruídos não só pelo tempo, mas por qualquer outra intempérie, seja climática, seja em razão da própria ação das pessoas ou autoridades a quem a memória não interessasse? E se fossem colocadas como se esse desaparecimento natural fosse algo não intencional?

    Pois é, eram essas as questões. E, nesse sentido, quem era contra e quem era a favor da história teve que entender que a verdade, mais cedo ou mais tarde, apareceria, porque documentos viriam, porque declarações viriam e, tão logo fossem confirmadas e reais, estariam em nosso Prodasen como memória para os séculos que ainda estavam por vir.

    Minhas senhoras e meus senhores, em novembro do ano passado, em razão desses 50 anos do Prodasen, disseram-lhes que o Prodasen é nossa mais importante ferramenta para ter o conhecimento e a validade de nossas leis em nosso país, mas é, sobretudo, a memória que temos sobre o nosso país, suas lutas, glórias e inglórias.

    Hoje temos no Prodasen não só a história do nosso Parlamento ao longo dos séculos, mas, sobretudo, a história de nosso tempo como povo e nação.

    Hoje, aqui nesta Casa de lei, vamos contar essa história e celebrar o talento e o trabalho daqueles que fizeram o começo e daqueles que aqui, hoje, fazem o hoje, o agora e o amanhã.

    Obrigado a todas pela honrosa presença, a todos. E viva o Prodasen! Parabéns! (Palmas.)

    Assistiremos agora a uma contação de história apresentada pela Sra. Nyedja Gennari.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2023 - Página 7