Pela ordem durante a 19ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Questionamento acerca da ausência de resposta à questão de ordem suscitada por S.Exa., alusiva à instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os atos antidemocráticos perpetrados no dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes.

Autor
Soraya Thronicke (UNIÃO - União Brasil/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Processo Legislativo:
  • Questionamento acerca da ausência de resposta à questão de ordem suscitada por S.Exa., alusiva à instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os atos antidemocráticos perpetrados no dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2023 - Página 26
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Jurídico > Processo > Processo Legislativo
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, QUESTÃO DE ORDEM, ORADOR, REQUERIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ATO, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, PRAÇA DOS TRES PODERES.

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu não esperava nada diferente vindo de V. Exa.: o estrito cumprimento da nossa legislação e, neste caso em específico, da nossa Carta Magna – eu não esperava. Eu quero exaltar apenas – porque era uma obrigação de V. Exa., mas o senhor a cumpre – a agilidade na resposta a essa questão de ordem levantada pelo Senador Renan Calheiros, e exaltar a tentativa de diálogo.

    Era óbvio, isto independe de qualquer interpretação: qualquer raciocínio mais simplista compreende que, acabou a pandemia, terminou-se o decreto. Nós estamos voltando às atividades normais. Portanto é muito óbvio, é muito claro, e por isso é que o tema causou tanto burburinho no meio político. E o nosso país precisa realmente dessa agilidade.

    Eu questiono V. Exa. em relação agora à minha questão de ordem: não foi respondida, e eu gostaria que o senhor tivesse a mesma agilidade, com todo carinho e respeito, com a minha questão de ordem levantada, porque não é só a Soraya, são 35 Senadores (15 e depois 20) que se negaram a ratificar suas assinaturas – porque as consideram. Independentemente de qualquer coisa, nós precisamos dar uma resposta, se "sim" ou "não", para a imprensa, para toda a sociedade brasileira, que aguarda e que está pensando – eu já vi notas na imprensa – que a Soraya desistiu. Não é uma questão de ser Soraya ou não, não é a Soraya no caso. Nós precisamos de uma resposta em relação a um requerimento de abertura de uma CPI. Portanto, eu gostaria que V. Exa. tivesse o mesmo cuidado para a questão de ordem que eu apresentei.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2023 - Página 26