Pela ordem durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indagação ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, acerca da próxima reunião do Congresso Nacional. Comentário sobre CPI e CPMI destinadas à apuração dos atos de violência praticados em Brasília no dia 8 de janeiro do corrente ano.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Atuação do Senado Federal, Domínio e Bens Públicos, Movimento Social:
  • Indagação ao Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, acerca da próxima reunião do Congresso Nacional. Comentário sobre CPI e CPMI destinadas à apuração dos atos de violência praticados em Brasília no dia 8 de janeiro do corrente ano.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2023 - Página 22
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Administração Pública > Domínio e Bens Públicos
Outros > Movimento Social
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, DATA, REUNIÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, COMENTARIO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, APURAÇÃO, VIOLENCIA, BRASILIA (DF), DESTRUIÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Senador Rodrigo Pacheco, enquanto o Senador Marinho sobe à tribuna, eu queria um pela ordem, se o senhor me permite? (Pausa.)

    Em primeiro lugar, eu queria cumprimentá-lo. Eu acho que a gente precisa ser justo, e, com a sua decisão, com a sua resposta e a de toda a equipe da Advocacia-Geral do Senado com relação ao pedido de esclarecimento sobre a CPI dos atos do dia 8 do Ministro Gilmar Mendes, eu acredito que o Senado cumpriu o dever, de acordo com o que a gente tem no nosso Regimento. Alguns Senadores tinham assinado a CPI e saíram. Precisava-se de uma revalidação, então, eu acredito que o posicionamento do Senado foi correto e eu quero cumprimentá-lo por isso.

    Ao mesmo tempo, muito respeitosamente, eu gostaria de perguntar ao senhor com relação à próxima reunião do Congresso Nacional, porque a CPMI – a população está fazendo um pouco de confusão com relação a isso e a letra "m" faz toda a diferença – eu acredito que tem mais legitimidade.

    Vou explicar rapidamente o porquê. Por que as duas Casas foram depredadas, fruto de vandalismo, no dia 8 de janeiro, não apenas o Senado Federal, mas também a Câmara dos Deputados. É como aconteceu no Capitólio, lá nos Estados Unidos, então, o Congresso Nacional foi quem fez a investigação.

    Então, eu queria saber, porque é uma crescente demanda da sociedade saber para quando é que está agendada a próxima reunião do Congresso, porque eu tenho certeza de que a primeira coisa que o senhor vai fazer vai ser ler essa CPI, para que ela seja instalada automaticamente, até porque a gente vê o Governo, Senador Rodrigo Pacheco, agindo com relação a emendas parlamentares, para que se retirem assinaturas. Deputados estão denunciando isso. Isso é muito preocupante, neste momento em que já ficou muito claro que a sociedade não admite essa troca de favores, essa barganha política, e a gente não pode voltar a uma página do passado no Brasil.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2023 - Página 22