Pela ordem durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Tribunal de Contas da União/TCU por determinar que o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro devolva à Presidência pacote de joias recebidas da Arábia Saudita.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU), Governo Federal:
  • Elogio ao Tribunal de Contas da União/TCU por determinar que o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro devolva à Presidência pacote de joias recebidas da Arábia Saudita.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2023 - Página 33
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU)
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • ELOGIO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), DETERMINAÇÃO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO, DEVOLUÇÃO, PRESIDENCIA, JOIA, RECEBIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ARABIA SAUDITA.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, uma notícia deste momento que vem do Plenário do Tribunal de Contas da União, que acaba de determinar que o ex-Presidente Jair Bolsonaro devolva à Presidência, em até cinco dias, o segundo pacote de joias recebidas da Arábia Saudita. 

    Por unanimidade, sete Ministros do TCU revisaram a decisão de Augusto Nardes – para mim suspeito – na semana passada. Ele havia proibido a venda ou uso dos bens, mas manteve o conjunto sob a posse de Bolsonaro.

    O Tribunal de Contas da União obrigou ainda que sejam devolvidos à Presidência a pistola e o fuzil que Bolsonaro ganhou nos Emirados Árabes. O conjunto tem valor estimado em 57 mil. A Receita também deverá entregar à Presidência o primeiro pacote de joias destinado à ex-Primeira-Dama Michelle Bolsonaro. Apreendido em 2021, o conjunto é avaliado em 16,5 milhões. Nesse caso, a devolução só deverá ocorrer após os trâmites internos do Fisco.

    Os Ministros decidiram que o TCU conduzirá uma auditoria nos presentes recebidos por Bolsonaro. O objetivo é verificar se há casos semelhantes aos das joias árabes.

    Parabéns, TCU!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2023 - Página 33