Pela ordem durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da instalação da Frente Parlamentar Evangélica do Senado, com a proposta de defesa da liberdade religiosa e da fé.

Autor
Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Religião:
  • Registro da instalação da Frente Parlamentar Evangélica do Senado, com a proposta de defesa da liberdade religiosa e da fé.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2023 - Página 60
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Religião
Indexação
  • REGISTRO, INSTALAÇÃO, FRENTE PARLAMENTAR, IGREJA EVANGELICA, SENADO, PROPOSTA, DEFESA, LIBERDADE DE CRENÇA, RELIGIÃO.

    O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - MG. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Nós, hoje, instalamos, no Senado Federal, a Frente Parlamentar Evangélica do Senado.

    Quero agradecer a todos os Senadores presentes, àqueles 17 que já assinaram a participação. Quero, também, agradecer a V. Exa., pois no ano passado colocamos o requerimento em votação e prontamente fomos atendidos.

    A Frente Parlamentar Evangélica do Senado nasce como propositiva na defesa da liberdade religiosa, da fé e dos preceitos constitucionais que garantem a livre expressão no diálogo religioso e nas pregações.

    Complementando aqui, quero levar adiante e pedir a V. Exa. a gentileza de colocarmos em pauta um requerimento da Senadora Eliziane Gama, que é membro da Assembleia de Deus – assim como o nosso capelão da Frente, o Senador Zequinha Marinho –, criando uma comenda aos dois missionários da Assembleia de Deus que vieram para o Brasil, nos anos 20, e que deram origem, hoje, à maior igreja evangélica brasileira, que é a Assembleia de Deus. Nós queremos criar, pelo Senado, a Comenda Daniel Berg e Gunnar Vingren para homenagear todas as personalidades brasileiras que contribuem para a liberdade religiosa e para o respeito entre as religiões. É o Senado reconhecendo a importância e o trabalho desses missionários e a mudança do perfil religioso, que hoje nos leva a pedir, sempre, o respeito entre a fé e as crenças diferentes.

    Fica aqui o meu abraço a todos os Senadores. Estão convidados, inclusive, a se juntarem à Frente Parlamentar Evangélica os que não são evangélicos. É uma frente de discussões sobre propostas para melhorarmos e mantermos a liberdade.

    Ao nosso Senador Zequinha, que foi eleito o nosso capelão, o meu abraço. E à Senadora Eliziane Gama os parabéns pela proposta da comenda em homenagem aos dois suecos que vieram para o Brasil e que deram origem aos irmãos da assembleia de Deus – missões, também, Madureira - e diversos outros ministérios.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2023 - Página 60