Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações ao ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro por ocasião de seu aniversário.

Defesa de instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os atos antidemocráticos que depredaram as sedes dos Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.

Críticas ao governo federal pela situação econômica em que se encontra o país. Defesa da realização das reformas tributária, administrativa e política.

Autor
Jaime Bagattoli (PL - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Jaime Maximino Bagattoli
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Congratulações ao ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro por ocasião de seu aniversário.
Atuação do Congresso Nacional:
  • Defesa de instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os atos antidemocráticos que depredaram as sedes dos Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.
Administração Pública, Economia e Desenvolvimento, Governo Federal, Tributos:
  • Críticas ao governo federal pela situação econômica em que se encontra o país. Defesa da realização das reformas tributária, administrativa e política.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2023 - Página 62
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Administração Pública
Economia e Desenvolvimento
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento > Tributos
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO, JAIR MESSIAS BOLSONARO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, GESTÃO.
  • DEFESA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, ATO, OPOSIÇÃO, DEMOCRACIA, DEPREDAÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO, SEDE, PRAÇA DOS TRES PODERES.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, SITUAÇÃO, ECONOMIA, TRABALHO, EMPREGO, FECHAMENTO, EMPRESA, DEFESA, REFORMA TRIBUTARIA, REFORMA ADMINISTRATIVA, REFORMA POLITICA.

    O SR. JAIME BAGATTOLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente Pacheco, por me dar a palavra.

    Eu quero, primeiramente, aqui dar os parabéns neste dia de hoje ao nosso ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro.

    Eu estive hoje participando na Comissão de Infraestrutura e vi nada falando... Parece que nada aconteceu no Governo Bolsonaro. Eu quero dizer, Sr. Presidente: lá nós tínhamos uma ponte de interligação entre Rondônia e Acre, na BR-364, e aquela ponte ficou abandonada durante 25 anos – 25 anos! Com menos de um ano e meio, o Presidente Bolsonaro foi lá, inaugurou a ponte e acabou com a máfia das balsas que tinha lá.

    Então eu quero dizer para vocês da importância que teve o nosso ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro. E é triste pra nós, neste dia de hoje, sabermos que pelo menos 50% do povo brasileiro queria dar os parabéns, ou muito mais, ao nosso ex-Presidente, mas esse homem está lá fora.

    E nós estamos hoje, neste momento ainda, discutindo sobre uma CPMI para a qual temos 37 assinaturas de Senadores e 193 assinaturas de Deputados Federais, da Câmara. Então nós precisamos abrir urgentemente essa CPMI, porque precisa, sim, ser esclarecido o que aconteceu no dia 8 de janeiro.

    E, Sr. Presidente, eu visitei quatro, cinco famílias do meu estado, produtores rurais da agricultura familiar, da agricultura familiar que tanto é defendida pela esquerda, pela direita e pelo centro.

    Eu quero dizer para vocês: quantas pessoas foram presas inocentes neste dia 8 de janeiro! E isso vai ter que ser revisto e essas pessoas, no futuro, vão ter que ser compensadas por esses dias que estão presas, pessoas inocentes, pessoas trabalhadoras, pessoas do bem, pessoas do setor produtivo.

    E quero, para finalizar aqui, Sr. Presidente, dizer o seguinte: não existe classe sofrida, todas as classes trabalhadoras têm a sua importância. Será que o Presidente Bolsonaro foi tão ruim para o Brasil que 90% dos motoristas do Brasil – não estou falando dos transportadores –, 90% dos motoristas brasileiros apoiam o ex-Presidente Bolsonaro e o apoiaram na sua campanha da reeleição de 2022.

    Então, Sr. Presidente, o setor produtivo está sofrendo muito neste momento. Quero dizer para vocês que o atual Governo tem realmente que sair e governar. Nós temos muitas empresas hoje fechando no nosso país afora e, se nós não tomarmos providência, esta Casa, os Senadores, esses 81 Senadores, os 513 Deputados Federais que temos na Câmara, se não tomarmos providência, o país pode entrar em colapso. Estou falando porque sou do setor produtivo e nunca havia disputado na política. Eu vim como Senador pelo setor produtivo e conheço agricultura familiar, o miniprodutor, o pequeno, o médio, o grande produtor, e conheço a situação de ser empresário neste país.

    E falo para vocês que reforma tributária é muito importante para este país, mas vou dizer que nós precisamos urgentemente fazer uma reforma ampla que funcione, administrativa, política e também tributária, não que diminua a quantidade de impostos, mas sim que a carga tributária deste país onere menos, porque quanto mais tiver imposto, quem vai pagar mais são os menos favorecidos, são as pessoas que estão desempregadas.

    Meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2023 - Página 62